Futebol

Fortaleza convoca sócios para votação da SAF, no sábado (23/9)

Movimento no Estatuto Social não prevê venda de ações, sendo uma alteração para obter maior flexibilização no mercado

O Fortaleza pode ser a nova Sociedade Anônima de Futebol (SAF) no Brasil. Nesta segunda-feira (18/9), o clube anunciou a convocação de sócios regulares e adimplentes para o próximo sábado (23/9), na sede da instituição, no Estádio Alcides Santos, na capital cearense, das 8h30 às 15h, em Assembleia Geral Extraordinária.

No chamado oficial, dois objetivos foram descritos. O primeiro deles prevê a alteração do Estatuto Social, como substitutivo já aprovado pelo Conselho Deliberativo, assim permitindo a alteração no regulamento legal do Leão do Pici.

O outro objetivo da reunião estabelece a posição para facilitar a compra de ações no futuro. Será analisado pelos sócios-torcedores a "constituição de Sociedade Anônima do Futebol através de cisão do Departamento de Futebol, com autorização para transferência de bens, direitos e obrigações relacionadas ao futebol e aprovação do Estatuto Social da Fortaleza EC SAF, e autorização para todos os tramites necessários à constituição da SAF".

Algumas dos aspectos da mudança foram debatidas na semana passada, quando o presidente do Fortaleza, Marcelo Paz, se encontrou com torcedores para falar sobre o tema. A ideia inicial se assemelha à gestão do América-MG, sem um sócio majoritário, conservando as ações e propriedades diretas da instituição.

Caso se transforme em SAF, o tricolor passará a ser o oitavo time desta edição do Campeonato Brasileiro com dito modelo, junto de América, Bahia, Botafogo, Coritiba, Cruzeiro, Cuiabá e Vasco. A nomenclatura como Esporte Clube também tende a seguir, como prevista na convocação aos sócios.

*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima

Mais Lidas