Automobilismo

F1: circuito de Marina Bay terá novo traçado para o GP de Singapura

Pista que sediará a elite do automobilismo neste final de semana terá quatro curvas a menos; local foi palco do escândalo do Singapuragate em 2008

A pista do circuito de Marina Bay vai ter novidades para os pilotos na disputa do Grande Prêmio de Singapura neste final de semana. O traçado foi reformado no começo do ano e agora conta com quatro curvas a menos, deixando o percurso mais curto e veloz. O contorno removido foi onde Nelson Piquet Jr bateu propositalmente em 2008 no famoso caso Singapuragate, novamente em pauta após apelo de Felipe Massa para contestação do título da edição.

A sequência das curvas 16 a 19, com ângulos de quase 90 graus, foi substituída por uma nova reta extensa de 397,9 metros. A alteração mantém o alto downforce característico de Marina Bay, mas deve impactar principalmente o desgaste dos pneus – com menos força nas freadas – e o tempo de volta.

O GP de Singapura agora passa a ter 19 curvas, ao invés das 23 até o ano passado. Com isso, a extensão do percurso diminuiu de 5.063 quilômetros para 4.928km. Como forma de compensar a redução no trajeto, a corrida principal aumentou uma volta e terá 62 giros.

Inaugurado em 2008, o percurso foi a primeira corrida noturna na história da Fórmula 1. O circuito de rua é conhecido pelas retas rápidas e curvas desafiadoras. A melhor volta na prova foi em 2018, com a Haas de Kevin Magnussen. Na ocasião, o piloto dinamarquês anotou tempo de 1:41.905 segundos.

A elite do automobilismo volta a ação a partir de sexta-feira (15/9), para os dois primeiros treinos livres. O sábado (16/9) reserva o terceiro preparatório e a classificação, enquanto a corrida está marcada para às 9h de domingo (17/9). A Band transmite.

Caso Singapuragate

No GP de Singapura de 2008, Nelsinho Piquet bateu propositalmente no muro da curva 17. O acidente culminou na entrada do Safety Car enquanto Felipe Massa liderava a corrida. O então piloto da Ferrari foi para os boxes, mas saiu com a mangueira de abastecimento ainda acoplada e caiu para 13º no grid, além de uma punição de tempo. Com a situação, a corrida foi vencida por Fernando Alonso, companheiro de Piquet Jr na Renault. Lewis Hamilton, então na McLaren, terminou em terceiro e somou 6 pontos.

O campeonato daquele ano acabaria sendo vencido pelo inglês com diferença de apenas um ponto para Massa. Entretanto, em 2009, foi revelado que a batida de Nelsinho havia sido planejada para favorecer o espanhol, que já havia entrado no pit lane antes do Safety Car. Como o calendário havia virado, o regulamento da época não permitia alterações posteriores à cerimônia de premiação.

No começo de 2023, o ex-chefe da F1 Bernie Ecclestone revelou estar ciente ainda em 2008 sobre os motivos do acidente de Nelsinho, assim como Max Mosley, então presidente da FIA. Com a declaração, Felipe entrou na justiça para reverter o resultado do campeonato de pilotos de 2008.

*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima

Mais Lidas