Futebol

Fifa bane e suspende atletas brasileiros por manipulação de resultado

Três jogadores foram banidos permanentemente e outros oito de forma temporária pela entidade mundial, acatando pedido feito pela CBF em casos internacionais

A Federação Internacional de Futebol (Fifa) divulgou, nesta segunda-feira (11/9), uma lista de banimento de 11 jogadores por esquema de manipulação de resultados via apostas esportivas, descoberto pela Operação Penalidade Máxima, do Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO). A medida acata um pedido da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pelo corte dos atletas envolvidos.

Entre os punidos, três foram banidos para sempre do esporte, além de outras oito suspensões temporárias. Ygor Catatau, Gabriel Tota e Matheus Gomes não podem mais entrar em um campo para partidas oficiais. A decisão a partir do órgão mundial veio após a saída de jogadores penalizados do país, como o caso de Eduardo Bauermann, que deixou o Santos para ir ao futebol turco, agora sendo suspenso por 360 dias.

A pena para o zagueiro foi a menor da lista. Os demais penalizados são Fernando Neto e Kevin Lomónaco— o argentino é o único estrangeiro citado —, em 380 dias, Mateusinho, Paulo Sérgio e André Queixo, em 600 dias, além de Moraes e Paulo Mirando, em 720 dias, a maior punição temporária aplicada.

A listagem pode ser ainda maior nos próximos dias, levando em consideração que a CBF também alertou, de forma individual, as confederações de futebol dos demais 210 países-membro do planeta, enquanto da jurisdição exclusiva do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), para o território nacional. Além de processos no âmbito desportivo, há causas criminais contra os atletas na justiça comum.

*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima

Mais Lidas