A goleada de 7 x 1 da Espanha sobre a Geórgia nesta sexta-feira (8/9) pelas Eliminatórias da Euro 2024 marcou um capítulo importante para o jovem Lamine Yamal. Joia do Barcelona e aposta do técnico Xavi Hernández para a temporada, o atacante de 16 anos e 57 dias se tornou o jogador mais jovem a entrar em campo pela seleção espanhola. No final da partida, ainda deu tempo de quebrar mais um recorde: agora é o mais novo a balançar as redes pela Fúria.
O feito é comum aos crias revelados pela academia de La Masia. Antes de Yamal, em 2022, o meio-campista Gavi já havia tomado para si o recorde antes estabelecido pelo atacante Ansu Fati dois anos atrás. Todos são da base catalã e foram os detentores da marca de mais jovem a marcar a atuar por La Roja.
Recordes também são comuns para Yamal na competição entre clubes. Com 15 anos, 9 meses e 16 dias, ele foi o jogador mais jovem a entrar em campo com a camisa do Barcelona na história do clube.
A estreia pela equipe principal espanhola é fruto do desempenho do jovem em campo, mas também passa por uma medida de precaução. Filho de pai marroquino e mãe da Guiné Equatorial, Yamal poderia optar por representar uma destas seleções apesar de ter nascido na Espanha. Com a entrada em campo contra a Geórgia, foi sacramentada a opção por vestir as cores da campeã mundial de 2010.