Futebol

França e Holanda vencem pelas Eliminatórias da Eurocopa

Favoritas do Grupo B vencem Irlanda e Grécia, respectivamente, e ocupam posições de classificação; confira o melhor do dia de competição, nos demais grupos

A virada do primeiro para o segundo turno das Eliminatórias para a Eurocopa da Alemanha, em 2024, aconteceu nesta quinta-feira (7/9), com uma série de jogos em quatro dos dez grupos da competição. Entre as partidas, tomada de posição com goleada, confronto direto pela ponta, crise de favorito e manutenção de invencibilidade fizeram parte da data. O Correio apresenta o resumo dos confrontos diários.

O principal grupo do dia era o B, onde a França atuava para aumentar a confortável diferença na ponta e manter a melhor campanha da competição, com 100% de aproveitamento, mesma condição de Escócia e Inglaterra, líderes dos grupos A e C, respectivamente, que entram em campo nesta sexta-feira (8/9). Em Paris, Les Bleus não tiveram maiores problemas ao bater a Irlanda, por 2 x 0.

No começo da partida, a equipe mandante até esbarrou em uma defesa compacta e com relativa sorte, resistiu aos contra-ataques mal finalizados e demorou 18 minutos para abrir o placar, em golaço de fora da área de Aurélien Tchouaméni. A má notícia foi a inesperada saída de Olivier Giroud, aos 25, por lesão no pé direito, em um acidente de rota com um adversário, dentro da área, mas sem haver pênalti no lance.

Na etapa complementar, decidido a matar o jogo, o time comandado por Didier Deschamps aplicou uma forte intensidade e ampliou aos três minutos, com Marcus Thuram. Em seguida, coordenaram a mesma marcha tranquila da primeira parte para assegurar o resultado e ampliar a liderança, alcançando 15 pontos, nove a menos em relação à nova escolta, antes dos gregos, agora pertencente aos Países Baixos.

Em Eindhoven, a Holanda não deu chances para as zebras e venceu a Grécia por 3 x 0. Insistente na bola parada, em um jogo complicado no meio-campo, o primeiro gol do jogo veio aos 16 minutos, quando Marten de Roon aproveitou lance dentro da área e tocou, livre, para a meta. Mais tranquila com o marcador, a Laranja Mecânica eventualmente encontrava ocasiões de ataque, mas sem concretizá-las inicialmente, ainda que não contasse com pressa, satisfeita com o controle da partida no primeiro tempo. Desta forma, Cody Gakpo ampliou a conta aos 31 e Wout Weghorst transformou o jogo em goleada aos 38.

Nos 45 minutos finais, o jogo não teve tantas oportunidades claras de gol, apesar de estar mais aberto. O placar não animava a uma reação dos helênicos e tampouco a uma explosão de energia dos neerlandeses. Assim, a equipe mandante concretizou a ultrapassagem pelo segundo lugar, ainda que empatando em pontos (seis), mas superando no saldo de gols e no número menor de derrotas, com um jogo por disputar.

Polônia sofre para vencer as Ilhas Faroe

Campeão europeu com Portugal, em 2016, o técnico Fernando Santos tem imensa dificuldade em imprimir as ideias e se complica no acessível Grupo E. Em Varsóvia, o time de Robert Lewandowski e companhia precisou de uma hora e 13 minutos (28 do segundo tempo), com pênalti convertido pelo principal jogador do selecionado, para sair do zero com as Ilhas Faroe. Lewa deu números finais dez minutos depois. Ainda assim, não entra na zona de classificação, estando a um ponto da Albânia, comandada pelo treinador ex-Corinthians Silvinho, que arrancou empate em 1 x 1 contra a República Tcheca, em Praga. 

Hungria vira confronto direto sobre a Sérvia

O empate entre Lituânia e Montenegro era a situação ideal para temperar a batalha pela ponta do Grupo G, em Belgrado. Mesmo junto da torcida, a seleção balcânica não colocou a bola na rede, com a abertura do marcador em gol contra de Attila Szalai. Ainda no primeiro tempo, os húngaros viraram com tentos de Barnabás Varga e Willi Orbán, para saltar a dez pontos, cinco de vantagem dentro da zona de classificação.

Dinamarca volta a vencer em grupo embolado

Depois de ter arrancado um empate contra a Eslovênia (que também venceu a Irlanda do Norte, em casa, chegando ao terceiro lugar), os daneses golearam San Marino, em Copenhague, por 4 x 0. Os gols foram marcados por Pierre-Emile Hojbjerg, Joakim Maehle, Jonas Wind e Yussuf Poulsen. Com isso, os campeões continentais de 1996 subiram ao segundo lugar, estando a dois pontos da surpreendente Finlândia, sensação das Eliminatórias, que bateram o antes vice-líder Cazaquistão, em Astana, pelo placar mínimo.

Veja todos os resultados do dia de Eliminatórias da Eurocopa 2024:

França 2 x 0 Irlanda
Holanda 3 x 0 Grécia
República Tcheca 1 x 1 Albânia
Polônia 2 x 0 Ilhas Faroe
Lituânia 2 x 2 Montenegro
Sérvia 1 x 2 Hungria
Cazaquistão 0 x 1 Finlândia
Dinamarca 4 x 0 San Marino
Eslovênia 4 x 2 Irlanda do Norte

Confira os jogos programados para esta sexta-feira (8/9):

13h
Geórgia x Espanha
15h45
Luxemburgo x Islândia
Chipre x Escócia
Bósnia x Liechtenstein
Turquia x Armênia
Croácia x Letônia
Eslováquia x Portugal

*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima