Após nove meses e um título estadual, o técnico Renato Paiva pediu demissão e não comanda mais o Bahia. O anúncio do profissional português de 53 anos foi feito na noite desta quarta-feira (6/9), junto à direção do clube que, por mais de uma vez, manteve o treinador em momentos de crise, como o atual.
O luso começou o ano com uma campanha negativa na Copa do Nordeste, onde o time foi um dos últimos colocados do Grupo A, com recuperação tardia e eliminação precoce, ficando atrás do Santa Cruz e perdendo a vaga para o surpreendente Sergipe. A campanha contou com as goleadas por 3 x 0 para o Fortaleza, em plena Fonte Nova, e um 6 x 0 contra o Sport, no Recife.
O ponto positivo esteve no título do Campeonato Baiano, onde a equipe teve mais trabalho para rodar o elenco e compreender as ideias do comandante, batendo a Jacuipense na decisão. Em meio à persistente irregularidade no Brasileirão, conseguiu um feito pertencente apenas ao próprio Tricolor de Aço, sendo o único time até o momento a vencer os líderes Botafogo e Palmeiras, inclusive, tirando a boa sequência do último invicto da competição.
Segundo o clube, a passagem contou com 51 jogos, 20 triunfos, 15 empates e 16 derrotas, com 49% de aproveitamento. O Bahia terá o técnico do sub-20, Rogério Ferreira, à frente da equipe até a chegada do novo treinador. Entretanto, haverá tempo para encontrar um substituto, uma vez que volta a campo apenas na próxima quinta-feira (14/9), contra o Coritiba, pelo Campeonato Brasileiro.
*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima