A brasileira Bia Haddad está fora da disputa do US Open, pelo torneio de duplas. Junto da bielorrussa Victoria Azarenka, ex-número 1 do mundo em simples, as atletas acabaram superadas pela dupla composta pela alemã Laura Siegemund e a russa Vera Zvonareva por 2 sets a 1, com parciais de 7/5, 5/7 e 4/6.
Após a eliminação precoce na disputa individual, diante da americana Taylor Towsend, apenas na segunda rodada do quarto grand slam do calendário do tênis, Bia Haddad acabou incapaz de abraçar a chance de recuperar a temporada em quadras nova-iorquinas. A grande lembrança do ano para a paulistana, porém, fica com a campanha em Roland Garros, onde chegou até a semifinal da disputa individual.
Agora, a dupla vencedora terá pela frente uma compatriota de Bia. Luisa Stefani, ao lado de Jennifer Brady, venceram a polonesa Maga Linette e a americana Bernarda Pera, para chegar à grande decisão em Nova Iorque. Stefani, melhor brasileira no ranking da WTA em duplas, com a 14ª posição, será a responsável por representar o país em uma semifinal que poderia ter sido 50% verde-amarelo.
Bia, por outro lado, buscará fechar o ano de maneira positiva antes da chegada do próximo grande slam, o Australian Open. A final da disputa em duplas do torneio americano está marcada para o próximo domingo (10/9).
O jogo
Ao lado de uma atleta experiente, de 34 anos, Bia Haddad iniciou o primeiro set de maneira categórica. Com saques bem desempenhados da brasileira, a dupla, apesar de ter estabelecido uma vantagem inicial em número de games, não era capaz de ditar o ritmo da partida. O primeiro set, na realidade, tinha as donas da própria direção em constante revezamento.
Após dois games de vantagem para a dupla europeia e ainda uma virada para as adversárias, a liderança se estabeleceu com Bia e Azarenka, onde, com direito a golpes de voleio e de forehead, fecharam a primeira parcial em 7/5.
A segunda parcial, no entanto, não começou da mesma maneira. Com uma quebra de saque sofrida pela brasileira logo no primeiro game, Siegemund e Zvonareva se mostravam dominantes em quadra, aparentemente mais concentradas e sintonizadas uma à outra em relação ao primeiro set.
O bom posicionamento, aliás, era o suficiente para forçar erros da dupla de Bia, que por diversas vezes jogavam a bola para fora. Apesar de dois bonitos pontos de Azarenka, uma confirmação de saque da brasileira, e games muito longos, as companheiras não foram capazes de fechar a segunda parcial. Após quebras de saque importantes, as europeias devolveram o placar do primeiro set e empataram a partida: 7/5 no placar, com um set para cada lado.
O ritmo da dupla de Bia na terceira parcial, porém, caiu consideravelmente. Apesar de terem novamente começado em vantagem, com a confirmação de serviço, as atletas permitiram, mais uma vez, a virada para o duo europeu. Apesar de terem figurado sempre próximas às adversárias no placar do terceiro set, não se mostraram hábeis o suficiente para retomar a liderança.
Através da manutenção de uma boa sintonia e quebras de saque consecutivas, Siegemund e Zvonareva não deixaram a peteca cair. Mesmo com alguns lapsos de criatividade para retomar a frente e até um ace de Azarenka, a dupla não foi capaz de reverter a vantagem de dois games da russa e da alemã. Com 6/4 na última parcial, as adversárias da brasileira fecharam a partida e estão classificadas para as semifinais.
*Estagiário sob a supervisão de Danilo Queiroz
Saiba Mais
-
Esportes Leila Pereira, presidente do Palmeiras, se torna 4ª mulher mais rica do Brasil
-
Esportes Complexo de Atletismo da UnB expande os horizontes da modalidade
-
Esportes Fernando Diniz terá sete chips para instalar programa próprio na Seleção
-
Esportes Zé Ricardo assume o comando do Cruzeiro até o fim de 2024
-
Esportes Apostas: depoimento de Paquetá é remarcado pela Federação Inglesa
-
Esportes Vilda é demitido da seleção espanhola; Montse Tomé assume