Após a definição das finalistas do Campeonato Brasileiro Feminino, no último sábado (2/9), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) estabeleceu as datas e horários da decisão da competição. Nesta segunda-feira (4/9), Corinthians e Ferroviária conheceram quando entrarão em campo pelo título: a batalha começa ainda nesta semana, com a ida na quinta-feira (7/9) e volta no domingo (10/9).
O primeiro dos compromissos tem lugar na Fonte Luminosa, em Araraquara, palco da classificação da Ferrinha à decisão, após despachar o São Paulo, nas penalidades. A partir das 16h20 do feriado da Independência, o time do interior paulista tenta romper a hegemonia das alvinegras, sendo as últimas vencedoras sem ser a equipe da capital do estado.
As corinthianas buscam o tetracampeonato consecutivo ao lado da Fiel, três dias depois. Apesar de não ter confirmado oficialmente o local do jogo das 16h, muito provavelmente deva mandar na Neo Química Arena, onde já foram campeãs nacionais neste ano, ao vencer a Supercopa do Brasil, em fevereiro, frente ao Flamengo.
As duas equipes com mais títulos brasileiros decidem a competição pela segunda vez na história. A primeira oportunidade foi justamente em 2019, quando a formação grená venceu nos pênaltis após dois empates, logrando o bicampeonato histórico. Ambos duelos decisivos de 2023 têm transmissão da Globo e do SporTV.
*Estagiário sob supervisão Marcos Paulo Lima