Felipe Drugovich teve a segunda oportunidade no ano de 2023 em uma prova oficial da Fórmula 1. O campeão da Fórmula 2 participou da primeira sessão de treinos livres do Grande Prêmio da Itália nesta sexta-feira (1º/9), sendo a primeira vez em que substitui o segundo piloto, Lance Stroll, desde o acidente com a mão do piloto canadense na abertura do campeonato, no Bahrein.
Com pneus médios no carro, o paranaense registrou, ao todo, 24 voltas. Entretanto, a falta de costume com o conjunto não deu mais que o 18º tempo geral, com a melhor marca em 1:24.140, tempo melhor apenas em relação a Kevin Magnussen, da Haas, e Guanyu Zhou, da Alfa Romeo.
Em comparação ao principal piloto, Fernando Alonso — que fechou em sexto lugar — a diferença foi de 0,926 segundo. O mais rápido da sessão foi o líder do campeonato, Max Verstappen, que registrou 1:22.657, sendo seguido no mesmo décimo por Carlos Sainz, da Ferrari. O terceiro foi o também piloto da Red Bull, Sergio Pérez.
A sexta-feira (1º/9) ainda conta com mais um treino livre a partir das 12h. No sábado (2/9), mais uma sessão acontece às 7h30 de sábado (2/9), antes da classificação, às 11h. No domingo (3/9), a corrida se inicia às 10h. Todo o fim de semana tem transmissão do BandSports e da Band.
*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima