Anfitriã dos Jogos Olímpicos de Paris-2024 e atual campeã em Tóquio-2020, a França se dará ao luxo de analista, a partir deste sábado, os possíveis concorrentes na defesa do ouro. Vinte e quatro seleções divididas em três grupos de oito cada disputarão, até 8 de outubro, seis vagas diretas para o torneio masculino. As 18 reprovadas terão uma última oportunidade via ranking. A lista da Federação Internacional de Voleibol carimbará mais cinco passaportes para o megaevento esportivo. A Rússia é a maior ausência. O país segue afastado pelo Comitê Olímpico Internacional devido à guerra contra a Ucrânia. A seleção do país atacado pelo vizinho do Leste Europeu está no Rio para a disputa do processo seletivo.
Brasil, Japão e China são as sedes dos três grupos. A Seleção comandada por Renan Dal Zotto está no Grupo A. Os jogos serão disputados no Maracanãzinho, palco da conquista da medalha de ouro nos Jogos do Rio-2016. A equipe verde-amarela estreia neste sábado contra o Catar, às 10h, com transmissão do SporTV2. Os outros adversários na chave são: República Tcheca, Alemanha, Ucrânia, Cuba, Irã e Itália.
O retorno ao Maracanãzinho é nostálgico para o capitão Bruninho. "A sensação é incrível, com a recordação de momentos que ficaram eternizados. Os momentos mais bonitos da minha carreira foram aqui dentro. Os Jogos Olímpicos foram, sem dúvida, o momento mais incrível da minha carreira, e poder sentir de novo essa energia é incrível. A gente espera que o público venha, nos apoie, porque é um grande sonho nosso garantir essa vaga para os Jogos Olímpicos aqui, e a gente está muito motivado para essa competição", afirmou o levantador em entrevista ao site da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV). Convocados para o Pré-Olímpico, Lucarelli e Lucão também fizeram parte da campanha dourada.
Alguns candidatos às seis vagas olímpicas chegam bem preparadas. Os quatro melhores da última Liga das Nações (VNL), Estados Unidos, Itália, Polônia e Japão estão na disputa. Nenhum deles no caminho do Brasil. Em meio ao alívio de não topar de frente com os melhores, a Seleção está pressionada. Os últimos resultados deixam Renan Dal Zotto em situação delicada. O último título foi a Liga das Nações antes dos Jogos de Tóquio-2020. De lá para cá, há um acumulo de maus resultados. O país ficou fora do pódio na última edição do megaevento esportivo, caiu nas quartas na Liga das Nações deste ano e perdeu a hegemonia até mesmo na Copa América para a arquirrival Argentina.
Durante a disputa da Liga das Nações, o Brasil foi eliminado pela Polônia e terminou a competição fora do pódio. Foi a segunda vez sem medalha desde a criação do torneio, em 2018.
O time de Dal Zotto não terá vida fácil no Grupo A. O time enfrentará dois carrascos da última Liga das Nações: Cuba e Itália. Diante da equipe centroamericana, o Brasil foi derrotado por 3 sets a 2. Contra os europeus, amargou 3 sets a 1 diante da Itália.
Grupo A - Rio (2 vagas em jogo)
República Tcheca, Alemanha, Ucrânia, Cuba, Irã e Itália
Grupo B - Japão (2 vagas em jogo)
Japão, Estados Unidos, Eslovênia, Sérvia, Turquia, Tunísia, Egito e Finlândia
Grupo C - China (2 vagas em jogo)
China, Polônia, Argentina, Holanda, Canadá, México, Bélgica e Bulgária
Programe-se
30/09 – 10:00 – Brasil x Catar (Sportv2)
01/10 – 10:00 – Brasil x República Tcheca (TV Globo e Sportv 2)
03/10 – 20:30 – Brasil x Alemanha (Sportv2)
04/10 – 20:30 – Brasil x Ucrânia (Sportv2)
06/10 – 10:00 – Brasil x Cuba (Sportv2)
07/10 – 10:00 – Brasil x Irã (Sportv2)
08/10 – 10:00 – Brasil x Itália (TV Globo e Sportv2)
Convocados do Brasil
Levantadores: Bruninho e Fernando Cachopa
Opostos: Alan e Darlan
Ponteiros: Adriano, Honorato, Lucarelli e Lukas Bergmann
Centrais: Flavio, Judson, Lucão e Otávio
Líberos: Maique e Thales
*Felipe Roque (problemas pessoais) e Yoandy Leal (lesão) serão desfalques.
*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br