Vanderlei Luxemburgo não é mais técnico do Corinthians. Menos de 24 horas depois do empate por 1 x 1 com o Fortaleza na partida de ida das semifinais da Copa Sul-Americana na Neo Química Arena, em São Paulo, na noite de terça-feira (26/9), o clube paulista anunciou a saída do treinador na tarde desta quarta-feira (27/9).
A decisão coincide com a aproximação do Flamengo de Tite, ídolo do Timão. A diretoria alvinegra também deseja ter o ex-técnico da Seleção. "O Sport Club Corinthians Paulista informa que, a partir desta quarta-feira (27), o técnico Vanderlei Luxemburgo e sua comissão técnica não comandam mais a equipe principal masculina de futebol. O clube agradece a todos pelo trabalho e dedicação e deseja sucesso aos profissionais na sequência de suas carreiras. A comissão técnica permanente do Corinthians comandará o treino de hoje", informa o comunicado do clube.
Há uma disputa acirrada nos bastidores entre Flamengo e Corinthians. Depois de entrarem em rota de colisão na temporada passada na saída de Vítor Pereira do CT João Grava para o Ninho do Urubu, o Timão conta com o reforço do ex-presidente Andrés Sanchez para convencer Tite a retornar ao clube. Paralelamente, a cúpula rubro-negra trabalha para convencer Tite a assumir o Flamengo imediatamente no lugar de Jorge Sampaoli.
Como mostrou o blog Drible de Corpo nesta quarta-feira (26/9), Tite tem um posicionamento claro: só abre negociações quando não há um colega de profissão no cargo. Neste momento, o Corinthians tem a função vaga. O Flamengo ainda não demitiu Jorge Sampaoli. O argentino, inclusive, ministrou o segundo treino da semana para o duelo com o Bahia no próximo sábado.
Há uma coincidência na disputa dos dois clubes mais populares do país por Tite. Corinthians e Flamengo se enfrentarão no próximo dia 7 de outubro, na Neo Química Arena, pela 26ª rodada do Brasileirão. Ironicamente, Tite pode estrear por um dos dois lados se houver acerto. Antes disso, há o duelo de volta contra o Fortaleza pela Copa Sul-Americana. Mano Menezes é o plano B do Corinthians caso o Flamengo perca a concorrência.
Pressionado pela imprensa no saguão de desembarque do aeroporto Santos Dumont na noite de terça-feira (26/9), Tite se esquivou sobre a aproximação do flamengo. "Qualquer coisa que eu falar, vocês vão fazer uma analogia. Se alguma coisa me pauta, é o respeito, a educação, os princípios. Eu não posso falar, eu respeito o trabalho de vocês. Não sou eu que falo. Eu respeito o Flamengo, o Corinthians, o São Paulo...", afirmou.
A terceira passagem de Vanderlei Luxemburgo pelo Corinthians durou 38 partidas. Campeão brasileiro em 1998 pelo clube, ele acumulou 15 vitórias, 12 empates e 11 derrotas, com 50% de aproveitamento. O time fez 51 gols e sofreu 43. Sob o comando dele, a equipe foi eliminada na fase de grupos da Libertadores e alcançou as semifinais na Copa Sul-Americana. Empatou em casa com o Fortaleza, por 1 x 1, mas está vivo na disputa pela vaga. O duelo de volta será na próxima terça (3/10), na Arena Castelão.
O Corinthians caiu nas semifinais da Copa do Brasil contra o São Paulo. O time de Dorival Junior conquistou o título no domingo passado (23/9) contra o Flamengo. Depois de dizer que a Sul-Americana não era prioridade do Corinthians na temporada para privilegiar a fuga do rebaixamento no Brasileirão, Luxemburgo inverteu o discurso. Apostou no torneio continental e viu o Timão se aproximar do Z-4. Nas última rodadas, abriu cinco pontos de distância do Bahia, primeiro clube na lista dos últimos quatro colocados.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br