Atletismo

Brasiliense Caio Bonfim ensaia para o Pan com Paris-2024 no horizonte

Após ser convocado para a competição na última quinta-feira (21/9), Bonfim ainda reforça o foco para o restante da temporada, apesar da medalha de bronze no Mundial de Budapeste: "A temporada não acabou"

Destaque da marcha atlética mundial, Caio Bonfim comemora a melhoria nas pistas do CO da UnB -  (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
Destaque da marcha atlética mundial, Caio Bonfim comemora a melhoria nas pistas do CO da UnB - (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
postado em 26/09/2023 23:37

O marchador atlético brasiliense, Caio Bonfim (CASO-DF), foi oficialmente convocado, na última quinta-feira (21/9), para os Jogos Pan-Americanos do Chile, marcados para acontecer entre os dias 29 de outubro e 5 de novembro.

A decisão foi anunciada durante a realização de uma live, apresentada pelo presidente do Comitê de Administração da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Wlamir Motta Campos, pelo Canal Atletismo Brasil.

Grande destaque da seleção brasileira no Campeonato Mundial de Atletismo de Budapeste, na Hungria, em agosto passado, Bonfim vestiu a medalha de bronze conquistada após a prova de 20km garantindo já estar com a cabeça na competição sediada no Chile.

"Estou muito feliz por participar do Pan e por poder tentar mais uma medalha. Disse e repito a temporada não acabou, acaba só depois do Pan. Estou treinando da melhor maneira possível para buscar o melhor resultado para o Brasil", disse o atleta, de 32 anos, à CBAt.

Já de olho nos Jogos Olímpicos de Paris-2024, atletas de diversas localidades estarão em Santiago para seguir com o calendário da modalidade de 2023. Portador de nível técnico alto, o Pan contará com competidores naturais de países conhecidos como referências na marcha atlética, como Colômbia, Peru, México, Guatemala, Canadá e Equador, por exemplo.

Durante a última semana do mês de setembro, Caio Bonfim embarca para um camping de treinamento em altitude, em Bogotá, na Colômbia, para incrementar e finalizar os preparativos para Santiago-2023.

"Vai ser uma competição importante. Depois de ganhar medalha no Mundial, num ano pré-olímpico, o Pan vai ser especial", disse ele. "Vivi isso em 2019, em Lima, mas infelizmente os Jogos de Tóquio, em função da pandemia, foram adiados para 2021", lamentou.

Duas vezes medalhista em Jogos Pan-Americanos, com a prata em Lima-2019, e o bronze em Toronto-2015, Bonfim revela enxergar a competição como um "tempero" para os Jogos Olímpicos. "Os Jogos Pan-Americanos trazem essa cara, com um tempero, um aperitivo para a Olimpíada. Por isso, estamos trabalhando bastante para ter boa atuação no Chile", garantiu.

Orientado pelos pais Gianetti Bonfim e João Sena, em Sobradinho, no Distrito Federal, Caio disputará, em Santiago, além dos 20km, a prova de revezamento de marcha atlética, nova disputa do programa. Em Mundiais, o brasiliense possui duas medalhas de bronze, conquistadas em Londres-2017 e Budapeste-2023. A marca conquistada na Hungria, de 1:17:47, é, inclusive, o recorde brasileiro dos 20km.

*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação