A festa são-paulina pelo título da Copa do Brasil não para somente no fato do troféu ser o primeiro do clube no torneio. Outros benefícios são recebidos na conquista da taça nacional, além dos fartos R$ 88,7 milhões recebidos pelo time ao longo do avanço da competição. As classificações para outras competições também fazem parte das comemorações.
Depois de duas temporadas ausente, o tricolor retorna a uma das copas onde é tradicionalmente reconhecido. A Libertadores volta a ter um de seus maiores campeões a partir da fase de grupos: o São Paulo tende a ocupar o primeiro pote e ser cabeça de chave por ter uma das vagas privilegiadas dos participantes brasileiros em 2024.
A última vez em que o clube se classificou para o grande torneio da América do Sul foi quando conquistou a Copa Sul-Americana de 2013, último título relevante. Curiosamente, o tricolor fará uma estreia em uma competição tradicional.
A Supercopa do Brasil foi criada em 1990, por duas temporadas, antes de ser interrompida e retomada apenas em 2020. Se houvesse uma continuidade no campeonato, o soberano teria participado nas edições de 1992, 2007, 2008 e 2009, por vencer o Campeonato Brasileiro nos anos anteriores. Até então, entre os times paulistas, apenas Corinthians, em 1991, e Palmeiras, em 2021 e 2023, representaram o estado de São Paulo na decisão.
*Estagiário sob supervisão de Victor Parrini
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br