VÔLEI

Pré-Olímpico: Brasil encara a Bélgica na primeira de duas decisões

Terceira colocada do Grupo B, com 11 pontos, equipe comandada por Zé Roberto Guimarães busca a vitória para seguir dependendo somente de si para se classificar para os Jogos de Paris-2024

Seleção Brasileira tem quatro vitórias em cinco partidas no Pré-Olímpico de Vôlei, no Japão -  (crédito: Divulgação/FIVB)
Seleção Brasileira tem quatro vitórias em cinco partidas no Pré-Olímpico de Vôlei, no Japão - (crédito: Divulgação/FIVB)
postado em 22/09/2023 17:29

Restam duas rodadas para a Seleção Brasileira alcançar a sonhada vaga nas Olimpíadas de Paris-2024 via Pré-Olímpico. Para entrar em quadra no domingo (24/9) com chances de classificação, somente a vitória interessa contra a Bélgica, neste sábado (23/9), às 4h, no Ginásio Nacional de Yoyogi, em Tóquio, no Japão.

A Seleção Brasileira é a terceira colocada do Grupo B, com 11 pontos. Está atrás de Japão e Turquia, líder e vice, respectivamente, com 15 cada. Portanto, ainda há margem para o sucesso. Afinal, na última rodada, a equipe verde-amarela encara as anfitriãs do torneio. Logo, o triunfo contra a Bélgica é indispensável para chegar ao último ato dependendo das próprias forças.

A trupe liderada por Gabi e Thaisa tem quatro vitórias em cinco jogos. O único tropeço aconteceu na jornada anterior, no 3 sets a 0 contra a Turquia. Antes, desbancou Argentina, Peru, Bulgária e Porto Rico. Das 17 parciais disputadas, perdeu apenas cinco.

Após a derrota para a Turquia, o técnico Zé Roberto Guimarães amenizou o resultado e tratou sobre a perda da ex-central Walewska, campeã olímpica dos Jogos Pequim-2008, morta na última quinta-feira (21/9), aos 43 anos, em São Paulo.

“Vamos deixar esse momento, esse jogo e conversar com o grupo sobre essa situação. Está todo mundo muito triste com o que aconteceu. Conheci a Walewska e sei que, se ela tivesse aqui, ela pediria para todo mundo jogar por ela. Foi isso o que a gente tentou fazer. Elas correram por ela, a gente só tem de lamentar e rezar muito”, disse ao SporTV.

Regulamento

O Pré-Olímpico de vôlei feminino é disputado em fase única por 24 seleções divididas em três grupos com oito cada. As duas melhores avançam para as Olimpíadas. Anfitriã, a França está garantida na disputa. As cinco vagas restantes serão distribuídas via ranking internacional. As equipes de continentes ainda não confirmados têm prioridade.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação