Uma reunião na manhã desta quinta-feira (21/9) no Palácio do Buriti, em Brasília, alinhou a presença da capital do país entre as 10 cidades escolhidas pela CBF para receber a Copa do Mundo feminina em 2027. Participaram do encontro o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, o presidente da Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF), Daniel Vasconcelos, o secretário geral da CBF, Alcino Rocha, e Jacqueline Barros, executiva responsável pelas relações governamentais e protocolo do Brasil a receber o evento da Fifa.
Em 30 de agosto, o blog Drible de Corpo publicou que a CBF havia oficializado a presença de Brasília entre as 10 sedes em documento oficial enviado a Ibaneis Rocha e Daniel Vasconcellos. Brasília receberá inspeção da Fifa no início de 2024. O encontro serviu para articular a apresentação da cidade aos representantes da entidade máxima do futebol.
O anúncio oficial do país sede da Copa do Mundo de 2027 está marcado para 18 de maio do próximo ano. O Brasil concorre com uma candidatura da Concacaf (Estados Unidos e México), uma chapa europeia (Alemanha, Bélgica e Holanda), além da África do Sul. A Copa feminina jamais foi disputada na América do Sul.
A capital do país é destino de grandes eventos desde inauguração do Mané Garrinha, em 2013. A capital abrigou Copa das Confederações (2013), Copa do Mundo (2014), Mundial Sub-17 (2019) Copa América (2021), final da Recopa Sul-Americana (2021) e jogos da Libertadores. Recentemente, recebeu a partida de despedida da Seleção rumo à Copa do Mundo na Oceania. A Seleção venceu o Chile por 4 x 0.
Além do Mané Garrincha (Brasília), estão indicados os seguintes estádios na candidatura do Brasil: Beira Rio (Porto Alegre), Arena do Corinthians (São Paulo), Maracanã (Rio de Janeiro), Mineirão (Belo Horizonte), Fonte Nova (Salvador), Arena Castelão (Fortaleza), Arena de Pernambuco (Pernambuco), Arena Pantanal (Cuiabá) e Arena da Amazônia (Manaus).
*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br