Olha o Brasa! A Seleção Brasileira de basquete feminino subiu para a oitava posição no ranking da Federação Internacional de Basquete (Fiba), divulgado nesta quarta-feira (13/9). A classificação é atualizada com base no desempenho do país em competições ao longo dos últimos oito anos e coroou a crescente verde-amarela. O resultado é um dos frutos do título da Copa América, em julho, com direito a vitória sobre os Estados Unidos na final.
Com 612.6 pontos, a soma brasileira leva em conta as vitórias nos Jogos Pan-Americanos de Lima, em 2019, e no Sul-Americano de 2022, disputado na Argentina, além do desempenho deste ano. A Seleção saltou sete posições e figura atrás apenas de EUA e Canadá entre os melhores do continente. A nova edição do ranking é a primeira considerando os pesos de competição e região ajustados.
“Quero parabenizar atletas e comissão técnica, liderada pelo José Neto dentro de quadra e pela nossa diretora Roseli Gustavo fora dela. Essa subida importante no ranking mundial é prova material do trabalho que vem sendo realizado nos últimos anos. E não vamos parar por aqui. O basquete feminino brasileiro é gigante e seguirá recebendo o devido valor”, disse o presidente da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), Guy Peixoto Jr, em comunicado da instituição.
Os Estados Unidos seguem em primeiro lugar da classificação, com 834.6 pontos, seguidos por China (687.1) e Austrália (668.3). Espanha (662.1), Canadá (655.4), Bélgica (654.6), França (643.8), Japão (604.4) e Sérvia (579.3) completam o top 10.
Saiba Mais
*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br