Futebol

Boletim médico: saiba quais jogadores se machucaram na Data Fifa

Jogos oficiais, amistosos e até treinos para jogadores esquecidos por seleções prejudicaram times no calendário reservado ao futebol de seleções. São Paulo e Flamengo estão entre os prejudicados

O zagueiro Arboleda é dúvida para o primeiro jogo da final da Copa do Brasil: lesão pelo Equador -  (crédito: Nelson Almeida/ AFP)
O zagueiro Arboleda é dúvida para o primeiro jogo da final da Copa do Brasil: lesão pelo Equador - (crédito: Nelson Almeida/ AFP)
Paulo Martins*
postado em 13/09/2023 20:41 / atualizado em 13/09/2023 22:47

A Data Fifa causou dano em times da Série A do Campeonato Brasileiro. Jogadores de alguns dos principais times do país se machucaram em exibições nas Eliminatórias, amistosos e até mesmo em treinos no caso específico dos esquecidos por seleções.

Seis equipes sofreram perdas individuais importantes para a sequência do Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Libertadores e Sul-Americana. O setor defensivo registra mais baixas. São três lesionados. Os outros jogam no meio de campo e no ataque.

As faixas etárias estão divididas entre atletas experientes e mais jovens. Outra divisão equivalente está em três casos com seleções e outros três em rotina de atividades nos times, mesmo com o calendário paralisado na última semana e meia. Confira cada caso:

Alex Nascimento

O zagueiro santista teve fratura no tornozelo direito e não há previsão de volta à equipe. A tendência é ele perder o restante da luta pela permanência na Série A. O defensor de 24 anos fez seis partidas e era opção do técnico Diego Aguirre para diversos setores da retaguarda do Peixe.

Arboleda

Na virada do Equador contra o Uruguai na última terça-feira, o zagueiro do São Paulo teve uma queda sozinho e sentiu dores em uma das pernas. Falta confirmar a gravidade da contusão. O anúncio será nesta quinta-feira. A saída na maca móvel, aos 25 minutos do segundo tempo, com lágrimas, o torna dúvida para as finais da Copa do Brasil diante do Flamengo e dor de cabeça para Dorival Júnior. O venezuelano Nahuel Ferraresi pode ser a peça de reposição.

Arturo Vidal

O caso mais grave no momento é do volante chileno do Athletico-PR. No empate sem gols entre Chile e Colômbia pelas Eliminatórias, ele lesionou o joelho direito na metade do segundo tempo, deixou o Estádio Monumental de Santiago de ambulância. Vidal precisou de cirurgia no joelho direito. A lesão no menisco praticamente o afasta dos últimos quatro meses da temporada.

Filipe Luís

Opção da lateral-esquerda do Flamengo, o experiente jogador de 38 anos sentiu incômodo na coxa direita e perde os compromissos desta semana, incluindo o primeiro jogo da final da Copa do Brasil contra o São Paulo, domingo, no Maracanã. A contusão tem grau 1 e leva a equipe a preservá-lo para voltar com a máxima condição no confronto de volta, em 24 de setembro, no Morumbi.

Marlon Gomes

Única vítima a serviço da Seleção Brasileira Pré-Olímpica, o volante do Fluminense sofreu trauma no nariz. A recuperação a tempo do clássico contra o Fluminense pelo Campeonato Brasileiro é possível, ainda que exija a qualidade da recuperação para se adaptar a jogar sem dores. Ele provavelmente poderá atuar com uma máscara no rosto.

Papagaio

Rafael Elias, atacante do Cruzeiro, pode ser afastado de quatro a seis semanas dos campos de acordo com boletim do clube celeste. A lesão no ligamento colateral medial do joelho esquerdo deixa o técnico Zé Ricardo com apenas um centroavante de ofício: Gilberto.

*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação