O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro e o Vasco assinaram nesta quarta-feira (13/9) um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para liberar o uso do Estádio de São Januário. Desde junho, o local estava interditado depois de confusões causadas por confrontos entre a torcida e a polícia, além de confusão na derrota cruzmaltina por 1 x 0 contra o Goiás, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Passados 83 dias do episódio, o time carioca teve de buscar alternativas nas ocasiões de jogos como local, incluindo um jogo programado para Brasília, contra o São Paulo. O acordo prevê deveres das forças de segurança pública e do próprio órgão judicial para evitar casos semelhantes. Todos os pontos foram negociados entre membros da Justiça e gestores do clube.
Entre as preocupações para o uso do estádio, o reconhecimento facial deverá ser introduzido para mediar quem ingressa ao local. Um evento-teste deve ser realizado para experimentar a tecnologia em quase todas as catracas que já é utilizada em outros clubes nacionais, como Goiás e Palmeiras.
Com isso, o Vasco espera jogar em São Januário no dia 21, às 19h, contra o Coritiba, pela 24ª rodada do Brasileirão. No meio tempo sem público, em casa, o cruzmaltino teve duas vitórias e duas derrotas, além de vencer o Atlético-MG, no Maracanã, no primeiro duelo com torcida depois de quatro partidas como local. O clássico contra o Fluminense, próximo compromisso da equipe, na 23ª rodada da Série A, será realizado no Nilton Santos, no sábado (16/9), às 16h.
*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br