O Novo Basquete Brasil (NBB) está a todo vapor para a temporada 2023/2024. O Cerrado é um dos 19 inscritos e tem o elenco fechado para a competição. O time estreia em 21 de outubro contra o Pinheiros, às 17h, no Ginásio da Asceb, na 904 Sul. Uma das principais mudanças em relação à temporada passada é a reformulação de ponta a ponta da instituição em busca da classificação para os playoffs.
Tudo parte do banco de reservas. O time alviverde conta com os serviços de Régis Marrelli na segunda temporada na capital federal. O ex-técnico do Brasília herda a prancheta do ex-interino Michael Swioklo. O profissional volta ao assento de auxiliar depois de substituir o estadunidense Quentin Hillsman.
"Montamos um elenco jovem que pode crescer bastante durante a temporada. Acredito no dia a dia, na evolução para chegar ao objetivo, que é buscar vaga nos playoffs. É uma equipe que vai correr e marcar. Esperamos fazer uma grande competição", declara o novo treinador. A montagem do elenco também tem um atleta que esteve do lado celeste: o ala-armador Gui Santos superou uma grave lesão no joelho esquerdo — em pleno Ginásio da Asceb — e retorna à cidade depois de atuar pelo AZ Araraquara.
O que não muda é o uso de uma dupla norte-americana. Desta vez, os alas-pivôs Grantham Gillard (ex-União Corinthians) e William Green, o Terceiro (ex-São José), sucedem a potência de ataque deixada por AJ Harris e Keyron Sheard. O nome central para armar o time é Davi Rossetto. O ex-Fortaleza/Basquete Cearense terá a missão de guiar o time durante a liga. O NBB 2023/2024 terá o maior número de equipes na história do campeonato.
Para manter o vigor, o Cerrado usará os recursos internos, com direito a manter um atleta de Seleção Brasileira e ascender um prata da casa. Isso se deu com a manutenção do ala-armador Daniel Von Haydin, nome constante do Brasil na modalidade 3x3, e a promoção do armador Eduardo Motta, destaque da equipe na Liga de Desenvolvimento (LDB).
O roteiro da nova versão do Cerrado foi cumprido como solicitado pela comissão técnica, como relata o supervisor geral, Marcelo Laitano. "Começamos a montagem do elenco em maio, assim que fechamos com o Régis Marrelli. A busca desses nomes foi a pedido do técnico, com atletas jovens, de perfil de entrega, defesa e intensidade. Estamos fazendo o possível para realizar um grande NBB, com a melhor estrutura possível para esses atletas que toparam o projeto. Esperamos que a ida aos playoffs seja a primeira de muitas”, almeja.
Confira, nome a nome, o elenco do Cerrado para o NBB 2023/2024:
Andrezão
Posição: Pivô
Altura: 2,12m
Time anterior: Paulistano
Daniel Von Haydin
Posição: Ala-armador
Altura: 1,95m
Time anterior: Cerrado
Davi Rossetto
Posição: Armador
Altura: 1,85m
Time anterior: Fortaleza/Basquete Cearense
Eduardo Motta
Posição: Armador
Altura: 1,87m
Time anterior: Base do Cerrado
Gillard
Posição: Ala-pivô
Altura: 2,01m
Time anterior: União Corinthians
Gui Santos
Posição: Ala-armador
Altura: 2,02m
Time anterior: AZ Araraquara
Jonathan
Posição: Ala
Altura: 1,98m
Time anterior: Corinthians
Maicon Douglas
Posição: Pivô
Altura: 2,06m
Time anterior: Pinheiros
Matheus Buiú
Posição: Ala-armador
Altura: 1,89m
Time anterior: Paulistano
Tiago
Posição: Pivô
Altura: 2,03m
Time anterior: Fortaleza/Basquete Cearense
Willian Green III
Posição: Ala-pivô
Altura: 2,02m
Time anterior: São José
*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br