O Brasil segue bem representado no tiro com arco. Na madrugada desta segunda-feira (11/9), o arqueiro brasileiro Marcus D’Almeida se sagrou campeão da Copa do Mundo da modalidade, o segundo torneio mais importante da temporada, atrás apenas do Campeonato Mundial.
O torneio foi responsável por juntar os oito melhores do mundo durante a temporada na cidade mexicana de Hermosillo. Na grande decisão, Marcus venceu o sul-coreano Lee Woo-Seok, por 6x4.
"Obrigado a Deus, primeiramente, estou feliz demais por isso. Essa (conquista) é para o Brasil e para todos os que me ajudaram, como os técnicos, e a todos os envolvidos na minha rotina. Esse título é do Brasil, e não meu", disse ele, ao canal oficial da World Archery, entidade que rege o tiro com arco.
Veja o momento da conquista do brasileiro:
Campeão MARCUS! ????????????????????
World number 1 is the new 2023 Hyundai #Archery World Cup champion.#ArcheryWorldCup @timebrasil pic.twitter.com/VvO6JZxlzi— World Archery (@worldarchery) September 11, 2023
O título também é o principal da carreira de Marcus D'Almeida. Antes, as principais conquistas do carioca haviam sido uma medalha de prata na Copa de 2014, o vice no Campeonato Mundial de 2021 e o bronze em 2023.
Para chegar ao título, Marcus viveu uma trajetória desafiadora no México. Nas quartas de final, derrotou Dan Olaru, da Moldávia, por 6 x 2. Em seguida, nas semis, venceu o italiano Mauro Nespoli, vice-campeão olímpico nos Jogos Tóquio-2020, por 6 x 5, no desempate da "flecha de ouro".
A decisão pelo troféu contra o sul-coreano também teve contornos dramáticos. O brasileiro abriu 4 x 0, mas sofreu o empate. O último tiro calculado rendeu a conquista por 6 x 4. Durante a temporada, Marcus tem se destacado. Das quatro etapas da Copa do Mundo, o atleta subiu ao pódio em duas oportunidades: com o ouro na etapa de Xangai, na China, e o bronze em Paris, na França. Os resultados regulares renderam ao brasileiro a posição de líder do ranking mundial.
Vale ressaltar que o brasileiro havia garantido vaga na prova individual masculina de tiro com arco dos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024. O índice foi alcançado após a conquista da medalha de bronze no Mundial da modalidade, em 6 de agosto, em Berlim, na Alemanha.
*Estagiário sob a supervisão de Victor Parrini
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br