Nesta sexta-feira (8/9), Neymar conseguiu o feito histórico de passar Pelé com mais gols marcados com a camisa da Seleção Brasileira. Na partida contra a Bolívia, o número 10 marcou dois gols e chegou a 79 marcações. Até então, Pelé detinha o título de mais gols marcados com a camisa Canarinho com 77 marcações.
No entanto, o número não leva em conta outros 18 gols feitos por Pelé que não são contabilizados pela Federação Internacional de Futebol (Fifa). Por isso, na conta da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o Rei do Futebol ainda está no topo com 95 gols.
Pelé também ainda está na frente do atacante do Al-Hilal se a comparação for feita por quantidade de partidas pela Seleção Brasileira. Isso porque, Neymar chegou aos 79 gols em 125 partidas, enquanto Pelé tem 77 gols em apenas 91 jogos, ou seja, uma média de 0,84 gols por jogo.
Marca histórica de Neymar
A marca de 77 gols marcados com a camisa brasileira foi alcançada por Neymar na estreia da Seleção nas eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo FIFA 26. O Brasil venceu a Bolívia por 5 a 0 na partida em Belém, no Pará. "Muito feliz, sem palavras. Jamais imaginei alcançar esse recorde. Não quero dizer que sou melhor que Pelé ou qualquer outro jogador que já passou pela Seleção. Sempre quis fazer a minha história, escrever o meu nome na história do futebol brasileiro e na Seleção. Hoje eu fiz isso, então... à minha família, que está longe, e a todos os companheiros aqui, eu agradeço muito. Valeu!", disse Neymar em coletiva após o jogo.
Pelé detinha o posto de maior artilheiro há 60 anos. Ele superou Ademir de Menezes, que fez 32 gols com a camisa canarinho, em 1962, e desde então ninguém tinha ultrapassado ele. Além de Neymar e Pelé, o top cinco dos maiores artilheiros com a camisa da Seleção, é seguido por Ronaldo (62), Romário (56) e Zico (48).
Já em Copas do Mundo, o posto de maior goleador brasileiro é de Ronaldo, com 15 gols, em 19 jogos. Ele é seguido por Pelé, com 12 gols em 14 jogos. Já Neymar ocupa a 8ª posição, com oito gols em 13 jogos.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br