Copa do Mundo

Brasil x Bolívia: Neymar pode bater Pelé; veja goleadores das seleções

Empatado com o Rei na lista dos maiores artilheiros da Seleção com 77 gols, Neymar precisa de uma bola na rede em Belém para entrar na seletiva lista de Messi, CR7, Kane, Klose, van Persie, Suárez...

Neymar trata a bola com carinho na véspera de um jogo importante para a carreira dele na Seleção -  (crédito: Vitor Silva/CBF)
Neymar trata a bola com carinho na véspera de um jogo importante para a carreira dele na Seleção - (crédito: Vitor Silva/CBF)
Marcos Paulo Lima
postado em 08/09/2023 11:38 / atualizado em 08/09/2023 11:45

Enviado especial a Belém — Sentando na cadeira central da bancada de entrevistas da sala de conferências do Estádio Olímpico Mangueirão, Neymar mostrar um certo constrangimento ao falar sobre a possibilidade de deixar para trás Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, na lista da Fifa de maiores artilheiros na história de 109 anos da Seleção Brasileira. Ambos estão empatados com 77. Portanto, uma bola na rede o separa de assumir a liderança isolada no ranking. As contas da CBF contariam as da entidade máxima do futebol. Para a entidade, Pelé contabiliza 95, elevando o sarrafo para o craque. 

"É difícil responder o que essa marca significa. Pelé, para todos aqui, para nós, é unanimidade que é o Rei do Futebol. Imagina superar alguém nisso. Ninguém nunca imaginou que ia superar. Eu posso dizer isso, mas é algo que vou responder depois. Depois que eu fizer (o gol), vou falar, com certeza vai ser sensação de muita felicidade, muito orgulho. Só de chegar aqui, estou feliz", afirmou o atacante na entrevista coletiva de quinta-feira.

Neymar pode alcançar o patamar de colegas como Lionel Messi e Cristiano Ronaldo. O argenino e o português são os maiores goleadores das respectivas seleções faz tempo. "Ninguém chega no topo sozinho, precisa de ajuda de muita gente, por mais que seja talentoso, por mais que tenha talento possível, não vai sozinho. Até mesmo no tênis, esporte no qual você fica sozinho, precisa de um treinador, de alguém que banque suas viagens. Na vida você nunca está sozinho", refletiu o jgoador de 32 anos sobre a chance de uma noite mágica.

O atacante chegou a lembrar do episódio em que o atacante gaúcho Cllaudiomiro veio a Belém e disse que era um prazer estar na cidade em que Jesus Cristo nasceu, confundindo obviamente com Belém da Judéia. Em um raro momento de bom-humor na entrevista, ele respondeu: "Importante marcar, principalmente, onde Jesus nasceu (risos). Brincadeiras à parte. tem tudo para ser um dia histórico. Pelo carinho, pelos jogos que já joguei aqui (em Belém do Pará), espero sim que aqui seja o palco do gol histórico, porque do jeito que me trataram, da forma que me receberam aqui, foi muito lindo. Espero retribuir deixando Belém como cidade histórica do gol que passei Pelé", afirmou.

A relação de Neymar com Belém tem sido de contrapartida. Ele exala amor aos torcedores e é correspondido com carinho. O primeiro título de Neymar pela Seleção foi conquistado justamente no Mangueirão, em Belém, no Superclássico das Américas contra a Argentina. O Brasil venceu por 2 x 0, gols de Lucas Moura e Neymar. Ronaldinho Gaúcho erguei o troféu.

"Jamais sonhei em alcançar tudo que alcancei com a Seleção Brasileira. Eu só queria ter uma oportunidade de jogar pela Seleção, uma oportunidade de jogar uma Copa do Mundo. Era o que eu sonhava. Mas Deus me deu mais que isso. Me deu muitos gols, jogar três Copas e fazer história na Seleção. Estou muito feliz por esses anos que passei na Seleção. Vou fazer mais de 13 anos na Seleção. É história longa, de muito orgulho. Cada vez que venho para cá, sinto muita felicidade. Orgulho muito grande. Para muitos, parece que não vale a pena estar aqui. Por tudo que temos na carreira, pelo que a gente conquistou. Pelo dinheiro. Não tem dinheiro que pague poder representar a Seleção Brasileira.

Maiores artilheiros

» Portugal
Cristiano Ronaldo, 123 gols em 200 jogos

» Argentina
Lionel Messi, 104 em 176 jogos

» Brasil
Pelé e Neymar, 77 gols em 92 e 124 jogos, respectivamente

» Alemanha
Miroslav Klose. 71 gols em 137 jogos

» Uruguai
Luis Suarez, 68 em 137 jogos

» Inglaterra
Harry Kane, 58 gols em 84 ogos

» Espanha
David villa.58 gols em 84 jogos

» França
Olivier Giroud, 54 em 125 jogos

» Itália
Gigi Riva, 35 gols em 42 jogos

» Holanda
Robin van Persie, 50 gols em 102 jogos

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação