O sorteio da próxima edição do Mundial de Clubes da Fifa será realizada nesta terça-feira (5/9), às 8h. O evento será realizado em Jidá, a segunda maior cidade da Arábia Saudita e sede do torneio marcado para acontecer entre 12 e 22 de dezembro.
O sorteio será conduzido por Jaime Yarza, diretor de competições da Fifa, na companhia dos ex-jogadores Yaya Touré, da Costa do Marfim, e Manaf Abushugair, da Arábia Saudita. O torneio segue o modelo das últimas edições, com os campeões de cada continente. Em 2023, o Al-Ittihad, de Benzema, Romarinho e companhia, representará o país sede.
O único participante ainda a ser definido é o da América do Sul, ou seja, o campeão da Libertadores. Internacional, Fluminense, Palmeiras e Boca Juniors estão no páreo pela Glória Eterna e vaga no Mundial de Clubes.
Essa pode ser a última disputa do Mundial de Clubes no atual formato. Em 2024, o modelo adotado nos últimos anos não está garantido. A Fifa avalia manter o torneio anualmente e descartar a participação de equipes do país-sede.
A partir de 2025, o torneio terá 32 times, seis vagas para a América do Sul, oferecida aos campeões da Libertadores entre 2021 e 2024. Flamengo e Palmeiras estão garantidos para a disputa nos Estados Unidos. A Europa terá 12 representantes.
Panorama do Mundial
Ásia: Urawa Red Diamonds, campeão da Champions League da AFC
África: Al Ahly, campeão da Champions League da CAF
Europa: Manchester City, campeão da Champions League da Uefa
América do Sul: Boca Juniors, Fluminense, Internacional ou Palmeiras
América do Norte, Central e Caribe: León, campeão da Concachampions
Oceania: Auckland City, campeão da Champions League da OFC
País-sede: Al-Ittihad, campeão da Liga Saudita
*Estagiário sob a supervisão de Victor Parrini
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br