A Era Fernando Diniz começou oficialmente na madrugada desta segunda-feira, em Belém, sede da primeira partida do Brasil pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026 no Canadá, Estados Unidos e México. Jogadores em atividade no país e o técnico interino da Seleção começaram a se apresentar para os duelos contra a Bolívia, sexta-feira, às 21h45, no Mangueirão, na capital paraense, e no dia 12 diante do Peru, no Estádio Nacional, em Lima.
Horas depois de derrotar o Fortaleza à frente do Fluminense na 22ª rodada do Campeonato Brasileiro, o técnico compartilhado Fernando Diniz fez o check-in no hotel da Seleção em Belém para assumir o cargo interinamente. Provisoriamente, pois a CBF está apalavrada com o italiano Carlo Ancelotti e espera delegar a prancheta ao atual comandante do Real Madrid até junho ou julho de 2024.
"Uma sensação de extrema alegria e prazer muito grande em poder servir à Seleção, uma honra sem igual e a gente espera fazer o melhor possível”, disse Diniz ao site da CBF na chegada à concentração verde-amarela.
Frequente nas convocações depois da Copa do Mundo, o meia Raphael Veiga também curte a sequência na lista. "Estou feliz com mais essa oportunidade, um ciclo novo, um treinador novo, que já tive oportunidade de trabalhar. Dois jogos importantes e que a gente possa começar muito bem”, projeta.
Os jogadores estão chegando aos poucos a Belém. Atletas vindos da Europa são aguardados até a noite desta segunda-feira e madrugada de terça, entre eles, Neymar. O atacante embarcou na Arábia Saudita, onde defende o Al-Hilal.
Quem já se apresentou participará de um trabalho regenerativo fechado à imprensa na tarde desta segunda-feira, no Mangueirão. A primeira atividade com elenco completo será nesta terça, às 17h30, novamente no palco da partida de sexta contra a Bolívia.
Paris-2024
Paralelamente, o técnico Ramón Menezes inicia, na África, o projeto olímpico da CBF. A Seleção Sub-23 se apresentou no Marrocos para amistosos contra a seleção local. O elenco ensaia para o Pré-Olímpico agendado para o início de 2024. O torneio classificará duas seleções sul-americanas para os Jogos de Paris-2024.
"Nada melhor do que já na primeira preparação ter esse tipo de enfrentamento. Isso é muito importante porque vamos ter poucas preparações. A qualidade do adversário sempre é muito relevante. Marrocos já está classificado para as Olimpíadas, foi campeão da Copa das Nações Africanas Sub-23 vencendo o Egito na final. Se trata de um adversário muito duro e vai ser um ótimo teste para a Seleção Brasileira", comentou Ramón Menezes.
A meta é ter um time pronto no torneio seletivo para Paris-2024. "Vamos fazer esse pré-olímpico, uma competição que a gente sabe que é uma competição muito difícil, uma competição que classifica apenas dois países sul-americanos e é lógico que o objetivo final é colocar o Brasil nas Olimpíadas", avaliou.
ELIMINATÓRIAS - CONVOCADOS
Goleiros
Alisson (Liverpool)
Lucas Perri (Botafogo)
Ederson (Manchester City);
Laterais
Danilo (Juventus)
Vanderson (Monaco)
Caio Henrique (Monaco)
Renan Lodi (Marselha).
Zagueiros
Ibañez (Al-Ahli)
Gabriel Magalhães (Arsenal)
Marquinhos (PSG)
Nino (Fluminense);
Volantes e meias
André (Fluminense)
Bruno Guimarães (Newcastle)
Casemiro (Manchester United)
Joelinton (Newcastle)
Raphael Veiga (Palmeiras);
Atacantes
Antony (Manchester United)
Gabriel Martinelli (Arsenal)
Matheus Cunha (Wolverhampton)
Neymar (Al-Hilal)
Richarlison (Tottenham)
Rodrygo (Real Madrid)
Raphinha (Barcelona)
Agenda
08/09/2023 - 21h45
Brasil x Bolívia
Estádio: Mangueirão, em Belém
12/09/2023 - 23h
Peru x Brasil
Estádio: Nacional, em Lima
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br