Automobilismo

Brasil na pista: Gabriel Bortoleto é campeão da Fórmula 3 em Monza

Piloto brasileiro precisava apenas que rivais não conquistassem a pole position para confirmar o título da categoria; jovem de 18 anos é o primeiro do país a vencer a F3

Gabriel Bortoleto precisava apenas que rivais não conquistassem a pole position para confirmar o título da categoria; jovem de 18 anos é o primeiro do país a vencer a F3 -  (crédito: Divulgação/Gabriel Bortoleto)
Gabriel Bortoleto precisava apenas que rivais não conquistassem a pole position para confirmar o título da categoria; jovem de 18 anos é o primeiro do país a vencer a F3 - (crédito: Divulgação/Gabriel Bortoleto)
Arthur Ribeiro*
postado em 01/09/2023 12:36 / atualizado em 01/09/2023 12:40

Toca o hino e estoura a champanhe. Gabriel Bortoleto se sagrou campeão da Fórmula 3 nesta sexta-feira (1/9) após a classificação do Grande Prêmio de Monza, na Itália. O piloto de 18 anos da Trident se tornou o primeiro brasileiro a conquistar o título da categoria e marca o nome no automobilismo do país. No momento, o Brasil é o atual campeão das duas classes anteriores à Fórmula 1, com a conquista recente na F3 e Felipe Drugovich vencedor da F2 no ano passado – a atual temporada segue em disputa. Curiosamente, ambas as vitórias vieram na pista do templo da velocidade.

O final de semana da categoria coloca 39 pontos em jogo, distribuídos entre pole position (2), sprint (10) e corrida principal (25), além de bonificação extra para a volta mais rápida de cada percurso. Com 144 na tabela e 38 na frente do segundo, Bortoleto precisava apenas que o vice-líder, Paul Aron, e o terceiro colocado, Josep Maria Martí, 37 atrás, não ficassem com o primeiro lugar de largada no circuito italiano para o encerramento da temporada.

Oliver Goethe, companheiro do brasileiro na Trident, cravou a posição de honra na largada e confirmou o título de Gabriel, pois agora restam apenas 37 pontos em disputa. O jovem paulista começa em quinto lugar na corrida de domingo, enquanto outro brasileiro, Caio Collet, está na primeira fila e inicia em segundo.

A classificação em si foi repleta de emoções e acabou repentinamente, com ainda 20 minutos no relógio. Com muitas bandeiras vermelhas, a disputa foi interrompida em três ocasiões até os comissários optarem pela suspensão. A última bandeirada foi justamente com Goethe. Logo após anotar o melhor tempo do grid, o piloto alemão bateu na segunda curva e precisou retirar o carro.

Bortoleto começou no automobilismo aos sete anos em competições de kart. Em 2020, iniciou pela Fórmula 4 Italiana e depois passou para a FRECA, na qual competiu por duas temporadas. Tutorado pelo bicampeão da F1 Fernando Alonso, Gabriel garantiu o título da F3 no ano de estreia, com duas vitórias e três segundos lugares.

A lista de vencedores da categoria conta com grandes nomes presentes no grid da Fórmula 1 atualmente, como Valtteri Bottas (2011), Esteban Ocon (2015), Charles Leclerc (2016), George Russell (2017) e Oscar Piastri (2020). A Fórmula 3 continua neste sábado (2/9) para a corrida de sprint, com largada marcada para às 4h25, horário de Brasília. O GP será transmitido pela Bandsports e a F1TV Pro. No domingo (3/9), acontece a corrida principal para o encerramento da temporada.

*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação