A segunda divisão do Campeonato do Distrito Federal começa neste sábado. Em um mês e meio será possível saber quais times substituirão os rebaixados Brasília e Taguatinga na primeira divisão em 2024. Doze clubes sonham com o acesso. O Correio Braziliense preparou um Guia da Segundinha 2023.
A primeira fase tem dois grupos com seis times cada. As equipes jogarão cinco rodadas entre si dentro da chave. Os dois melhores dos lados A e B avançarão às semifinais. Os finalistas assegura vaga na elite. Na fase de mata-mata, as partidas são no sistema de ida e volta. Não há vantagem.
A partir de abertura será no Estádio Rorizão com direito a polêmcia. Imagens cedidas ao Correio Braziliense mostram o estado do gramado para o duelo entre Botafogo e Legião. O presidente leonino Jaime Corso questiona a qualidade do piso. A TV Fogão exibirá a partida.
À tarde, no Estádio Serra do lago, o Luziânia receberá o Ceilandense, em um dos jogos mais aguardados da competição no Grupo B. O time do Entorno corre para se recuperar do inesperado descenso de 2022 iniciando a caminhada diante do time tricolor, o mais novo apadrinhado do Brasiliense, com direito a empréstimos ao elenco. O jogo tem cobertura da FFDF TV.
FAruc e Riacho City protagonizarão um jogo interessante. Enquanto a formação cruzeirense contará com peças do Gama campeão do sub-20, a Onça Pintada aposta em parte da base vencedora do Candangão principal do Real Brasília. A Esportes Brasília transmite o duelo.
Domingo
O domingo (3/9) começa com um jogo marcante por diversos aspectos. Na estreia do Estádio Diogão, em Formosa, o Sobradinho, um dos mais tradicionais times do Distrito Federal, receberá o caçula Canaã, recém-introduzido à Federação de Futebol do Distrito Federal naestreia oficial. O clube local cobrirá o jogo.
O gramado do Rorizão será novamente exigido em um dos jogos do complemento da rodada, com o compromisso de estreia de Sesp/Samambaense e Grêmio Valparaíso. O clube busca jogar na elite pela primeira vez em quase uma década, enquanto o Greval se apega ao feito inédito de ascender.
A rodada inaugural será fechada com um encontro "uruguaio" no Serra do Lago. Planaltina e Brazlândia, dois dos times favoritos do Grupo A, se enfrentarão sob as ordens de comandantes vindos do Uruguai: Hugo "El Pilo" Burgos, pelo Galo, e o gaúcho naturalizado Bruno Coelho, do lado da Garça. A FFDF TV apresenta a partida.
Série B do Candangão
Primeira rodada
Sábado (2/9)
11h
Botafogo x Legião
15h
Luziânia x Ceilandense
15h30
Aruc x Riacho City
Domingo (3/9)
10h
Sobradinho x Canaã
15h
Sesp/Samambaense x Grêmio Valparaíso
15h30
Planaltina x Brazlândia
*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br