Futebol Internacional

Bonmatí protesta contra Rubiales em premiação da Uefa: 'estamos com vocês'

Após ser eleita a melhor jogadora da última temporada europeia, meio-campista espanhola lamenta pouca atenção ao título mundial em decorrência da situação com o dirigente; Treinadora da Inglaterra também se manifesta

Eleita como melhor jogadora da última temporada europeia feminina, a espanhola Aitana Bonmatí, atleta do Barcelona e campeã do mundo por La Roja, protagonizou momento de protesto ao receber o prêmio.

Durante evento realizado em Mônaco, nesta quinta-feira (31/9), o qual também contou com o sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões, a jogadora aproveitou o momento de destaque para protagonizar mais um protesto contra o presidente da Real Federação Espanhola (RFEF), Luis Rubiales. O dirigente, após a decisão do Mundial feminino, deu um beijo na atacante Jenni Hermoso, sem consentimento.

"(...) acabamos de ganhar o Mundial mas não se falam disso porque passaram coisas que não deveriam estar acontecendo. Não podemos mais permitir que haja abuso de poder no ambiente de trabalho. Para todas as mulheres que sofrem o mesmo, estamos com vocês. Trabalharemos sempre para que a sociedade melhore", disse ela, já com o troféu de melhor jogadora da temporada em mãos.

Aos 25 anos de idade, Aitana está próxima, assim como muitos dizem, de completar o futebol. Além de ter conquistado o mundo com a Espanha, foi eleita a melhor jogadora da competição.

A nível de clubes, foi campeã da tríplice coroa, com as conquistas do Campeonato Espanhol, da Liga dos Campeões feminina e da copa nacional. Após ter ganhado o prêmio de melhor da europa, vem como favorita para, também, levar a Bola de Ouro, troféu distribuído pela France Football.

Treinadora também se manifesta

A entrega do prêmio de melhor comandante do futebol feminino também contou com uma manifestação. Antes da ida de Aitana ao palco, a treinadora holandesa Sarina Wiegman, vice-campeã do mundo com a Inglaterra, também falou sobre o caso Rubiales.

De cima do palco, a comandante dedicou o prêmio à Seleção Espanhola, e lamentou a incapacidade das campeãs do mundo em comemorar o título de forma tranquila, justamente em decorrência do beijo dado pelo dirigente em Hermoso.

"Todos nós sabemos o que está acontecendo com a seleção da Espanha, estou muito machucada como treinadora, mãe e mulher. O jogo cresceu tanto mas ainda temos muito a caminhar no futebol feminino. E eu quero dedicar esse prêmio à equipe da Espanha, uma equipe que jogou muita bola na Copa do Mundo, todos adoraram. Essa equipe merece ser celebrada e ser escutada, e eu vou aplaudir de novo o time espanhol", disse ela. Aos 53 anos, a técnica recebeu o prêmio pela segunda temporada seguida.

*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima