Os principais nomes do futebol europeu na temporada 2022/2023 foram premiados pela Federação Europeia de Futebol (Uefa), nesta quinta-feira (31/8). Em evento no principado de Mônaco, após o sorteio da fase de grupos da edição 2023/2024 da Liga dos Campeões, os melhores do ano foram reconhecidos em diversas categorias.
O primeiro prêmio foi o Prêmio do Presidente, entregue pelo executivo da organização, Aleksander Ceferin, ao maior artilheiro das Copas do Mundo, Miroslav Klose, por um ato exemplar. Neste caso, o jogador foi reconhecido pela denúncia própria de um gol de mão que havia sido validado, ainda jogando pelo Werder Bremen. No caso, o polonês naturalizado alemão confirmou com o árbitro da partida a infração, retirando o tento.
Na sequência, os melhores técnicos receberam as honras continentais. Após dar a primeira Champions ao Manchester City, Pep Guardiola venceu o título, mas não esteve no evento. Quem esteve foi a melhor treinadora da Europa, Sarina Wiegman, atual campeã da Eurocopa, da Finalíssima e vice-campeã mundial pela seleção inglesa.
Derrotada pela Espanha na final da Copa do Mundo, a treinadora dedicou o prêmio para a equipe que venceu a competição, sobretudo pelo impacto da polêmica envolvendo o presidente da federação espanhola, Luis Rubiales. "Estou machucada como mãe, mulher e treinadora. Quero dedicar esse prêmio para a equipe espanhola, que jogou muito durante a competição. Esse time merece ser celebrado e eu vou aplaudir de novo essa equipe", declarou.
A melhor jogadora europeia no ano foi Aitana Bonmatí, uma das atletas vencedoras na Austrália e na Nova Zelândia, além de campeã da Liga dos Campeões Feminina, pelo Barcelona. O prêmio masculino da categoria parecia e foi óbvio, pela artilharia e pela taça: Erling Haaland, do Manchester City, recebeu a premiação no palco. No telão do evento, a escrita do nome errado, com o sobrenome escrito "Haarland", também chamou a atenção.
Confira os vencedores de cada prêmio na temporada europeia 2022/2023:
Melhor jogador: Erling Haaland (Manchester City)
Melhor jogadora: Aitana Bonmatí (Barcelona)
Melhor treinador masculino: Pep Guardiola (Manchester City)
Melhor treinadora feminina: Sarina Wiegman (Seleção da Inglaterra)
Prêmio do Presidente (conduta exemplar): Miroslav Klose
*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima
Saiba Mais