LIBERTADORES

'Papa' do Flu roga pelo retorno do tricolor à semifinal após 15 anos

Morador de Taguatinga, Severino Mendes esteve na decisão de 2008 e planeja nova peregrinação pelo time do coração em caso de novo avanço na Libertadores

San Lorenzo que nada, o time do papa é mesmo o Fluminense. Mas calma, não estamos falando do argentino Francisco. A principal autoridade da fé que move o Flu é Severino Mendes, 59 anos. Ele não entra em campo, mas é fundamental com as intercessões pelos resultados, sobretudo nesta Libertadores. Nesta quinta-feira (31/8), ele pode fortalecer o elo entre o tricolor e o divino com a classificação para a segunda semifinal continental após a peleja contra o Olimpia, às 21h30, no Defensores del Chaco.

A única vez em que o Fluminense esteve entre os quatro clubes mais influentes da América do Sul foi em 2008. Lá se vão 15 anos desde a classificação heroica, com vitória por 3 x 1 sobre o São Paulo no Maracanã e o carimbo no passaporte para encarar o Boca Juniors. "Foi emocionante. O gol do Washington no fim da partida foi uma explosão de emoção no 'Maraca', com choro para todos os lados", recorda.

O Flu chegou à final, mas foi derrotado pela LDU em pleno Maracanã. O enredo neste ano é parecido. Afinal, a decisão em jogo único acontecerá novamente no principal palco do futebol brasileiro. Porém, para chegar à disputa pelo troféu inédito, precisa frear uma possível reação do Olimpia para reverter o prejuízo de dois gols de diferença.

Para o papa do Flu, todo cuidado é pouco. Os paraguaios protagonizaram reviravolta justamente com dois gols de desvantagem contra o Flamengo nas quartas de final e eliminaram o Flu da Pré-Libertadores do ano passado no Defensores del Chaco. "Tudo pode acontecer. A pressão existirá, mas, se eles partirem para cima, podem sofrer contra-ataques fatais. O jogo será tenso, um verdadeiro barril de pólvora. A derrota do Flamengo e o revés que tivemos lá faz com que entremos muito concentrado e focados", projeta.

Respeito ao adversário faz parte do jogo, mas o aposentado crê no avanço. Ele e mais de 58 mil tricolores viram de perto o baile da vitória na partida de ida no Maracanã. "Todos ficamos encantados com atuação. Dessa vez, devo assistir em casa com a família. As vestes estão prontas e meu coração está a mil faz tempo", compartilha.

Mendes homenageia o papa João Paulo II, que visitou o Brasil em 1984 e viu a torcida tricolor cantar "a bênção, João de Deus", no Maracanã. Ele se orgulha de ter acompanhado a equipe em mais de 50 jogos, além de ter testemunhado todas as exibições do clube em Brasília.

Dos cinco compromissos do Fluminense em casa nesta edição de Libertadores, três tiveram a benção do papa brasiliense. Mendes pegou a estrada para acompanhar de perto o jogo da classificação nas oitavas de final, por 2 x 0, sobre o Argentinos Juniors, e o empate por 1 x 1 com o Sporting Cristal, pela última rodada da fase de grupos.

Se depender dele, a peregrinação pelo clube do coração deve continuar para a possível semifinal contra o Internacional e para a tão sonhada decisão continental diante de Palmeiras ou Boca Juniors, em 4 de novembro. "Meu desejo é assistir a todos os jogos restantes no Maracanã até a final", revela.

Ficha técnica

Olimpia x Fluminense

Quando: Quinta-feira (31/8), às 21h30
Onde: Defensores del Chaco, Assunção (PAR)
Transmissão: ESPN
Arbitragem: Jesus Valenzuela (VEN)

Prováveis escalações

Olimpia - González; Silva, Gamarra, Salcedo e Zabala; Ortiz, Paredes, Torres e Cardozo; Martínez e Walter González. Técnico: Francisco Arce

Fluminense - Fábio; Samuel Xavier, Nino, Felipe Melo e Diogo Barbosa; André e Ganso; Arias, Cano, Keno e John Kennedy. Técnico: Fernando Diniz