O desempenho ruim da Seleção Brasileira feminina na Copa do Mundo da Austrália e da Nova Zelândia custou caro para a técnica Pia Sundhage. Na tarde desta quarta-feira (30/8), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou a saída da treinadora. O trabalho da sueca no Mundial estava cercado de expectativa. Entretanto, a eliminação precoce ainda na fase de grupos minou a continuidade do projeto nas próximas temporadas.
Desde a eliminação com requintes de vexame no torneio internacional, com a derrota inesperada para a Jamaica em 1º de agosto, a cúpula da CBF discutia a possível ruptura do contrato de Pia. Após a Copa do Mundo, a treinadora voltou para o país natal para descansar do longo processo de participação no Mundial. Entretanto, as partes mantiveram contato até a decisão final pelo encerramento do vínculo. A sueca tinha acerto para dirigir a Seleção até 2024.
"Encerramos a partir de hoje o trabalho de Pia com a CBF. Quero agradecer a ela e a todos aqueles que conviveram e fizeram parte da comissão técnica da Seleção Brasileira Feminina de Futebol, que participou da Copa do Mundo Feminina FIFA 2023. Pia trouxe, nesse período de 2019 até aqui, um trabalho que, para a CBF e para o futebol brasileiro como um todo, foi muito importante. Desejamos a ela, em seus novos desafios, todo o sucesso", destacou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.
Agora, a diretoria da CBF se concentra em encontrar um novo técnico para assumir a Seleção Brasileira feminina no lugar de Pia Sundhage e seguir a preparação da equipe visando os Jogos Olímpicos de Paris-2024. A vaga no torneio foi conquistada em 2022 com o título da Copa América diante da Colômbia. De acordo com a entidade máxima do futebol brasileiro, a intenção é anunciar a nova comissão técnica nos próximos dias.
A trajetória de Pia Sundhage começou em 2019. De lá até o fim do Mundial de 2023, a treinadora dirigiu a Seleção Brasileira em 57 partidas, divididas em 34 vitórias, 13 empates e 10 derrotas. Ao todo, a equipe marcou 139 vezes e foi vazada outras 42. De relevante, a equipe teve a conquista da Copa América de 2022. Com o título, o Brasil ganhou o direito de jogar a Finalíssima contra a Inglaterra. No jogo, a campeã europeia levou a melhor nos pênaltis.
Pia na Seleção
- 57 jogos
- 34 vitórias
- 13 empates
- 10 derrotas
- 139 gols marcados
- 42 sofridos
Título da Copa América
Vice da Finalíssima
Queda na fase de grupos da Copa do Mundo
Saiba Mais
-
Esportes Legião reclama de gramado da estreia na Segundinha
-
Esportes Conheça o ex-soldado que virou guarda-costas de Lionel Messi nos EUA
-
Esportes Justiça mantêm decisão e Vasco seguirá longe da própria torcida
-
Esportes Real Madrid empresta o meia brasiliense Reinier ao Frosinone da Itália
-
Esportes Por fala em programa: Marcelinho Carioca será processado pelo Flamengo
-
Esportes Visita em São Paulo: NFL estuda realizar partida no Brasil