Tênis

Com muitas falhas, Bia Haddad perde para americana e dá adeus ao US Open

Desatenta, tenista brasileira cometeu diversos erros em devoluções e cai para a estadunidense Taylor Towsend, por dois sets a zero

A brasileira Bia Haddad está fora do US Open. Durante a disputa da segunda rodada do quarto Grand Slam da temporada, a tenista paulistana, 19ª colocada no Ranking da WTA, não foi párea para a americana Taylor Townsend, número 132 do mundo, e acabou superada, por 2 sets a 0, com parciais de 6(1)/(7) 7 e 7/5.

Eliminada do último grande torneio do calendário do tênis, Bia havia chegado às quadras de Nova York sob expectativas positivas, pois já havia se recuperado da lesão nas costas, sofrida na partida de quartas de final de Wimbledon, contra a cazaque Elena Rybakina, em julho passado. Apesar disso, após derrotar a também americana Sloane Stephens, acabou não cumprindo com as expectativas.

Agora, se preparará para encerrar a temporada de maneira positiva, de olho no próximo Grand Slam, o Australian Open, marcado para começar, como o usual, em janeiro de 2024. Townsend, dona da vaga para a terceira rodada, enfrentará a vencedora do duelo entre a tcheca Karolina Muchova e a polonesa Magdalena Frech.

O jogo

A partida não começou de forma positiva para Bia. Visivelmente menos elétrica em relação à adversária estadunidense, Haddad, apesar de se manter próxima à Townsend em relação à pontuação, não se mostrava capaz de mostrar a mesma garra em quadra.

Agitada, a americana desempenhava disposição, com corridas inteligentes para contra-atacar mesmo em circunstâncias consideradas difíceis em decorrência da distância em relação à bola.

A brasileira, apesar disso, corria atrás do prejuízo e, mesmo em constante desvantagem, não permitia a adversária abrir margem de mais de um game à frente, e se mostrava disposta a empatar o placar sempre que voltava à posição infeliz. Por conta do equilíbrio, a decisão do set foi, então, ao tie-break. Porém, com devoluções ruins e um ponto cedido por um ace bem feito, a brasileira acabou superada no tie-break, por 7x1, e no primeiro set.

O segundo set, no entanto, parecia ter começado diferente. Mais atenta, e disposta a mostrar movimentos mais concisos, Bia salvou um break point da adversária e fechou o primeiro game, com direito, inclusive, a um ace. A brasileira, apesar disso, enfrentava uma motivada Taylor Townsend, empurrada pela torcida da casa.

Aprumada nas devoluções, a estadunidense empatou com uma vitória no segundo game, e, após dupla falta de Bia, quebrou o serviço e virou o jogo no segundo set. O cenário, apesar de mostrar lapsos de positividade com a categoria já conhecida da paulistana, só piorou.

Com erros bobos, apresentados de forma seguida, Townsend aumentou a vantagem, com 3 games a 1, e não dava indícios de que desaceleraria. A mencionada categoria da atleta tupiniquim, porém, não era de se jogar fora.

Afim de uma reação, Bia se mostrava mais concentrada para se recuperar e, através de quebras de serviço, aces e devoluções melhores em comparação ao primeiro set, ela não só empatou o set, mas reacendeu a partida, ao chegar a virar o set, em 4x3.

Mesmo após sofrer o empate, se mostrou no páreo para manter o embate vivo, com vantagem curta, e levar a parcial até o fim. A desconcentração mostrada anteriormente, contudo, foi determinante. Depois de acumular mais devoluções ruins, Townsend assistiu a brasileira salvar dois match points, antes de realizar mais um erro, em outra devolução, ao jogar a bola para fora. Vitória para a americana, e adeus para Bia Haddad.

 

*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima