Brasil na área

Drugovich vai pilotar pela Aston Martin durante GP de Monza

Brasileiro atual campeão da Fórmula 2 vai correr no lugar de Lance Stroll no primeiro treino livre deste final de semana

Demorou, mas a hora de ver Felipe Drugovich novamente em um carro Fórmula 1 chegou. A Aston Martin anunciou nesta terça-feira (30/8) que o piloto brasileiro irá substituir Lance Stroll no primeiro treino livre do Grande Prêmio de Monza, na Itália, neste final de semana. A mudança é em razão de um item do regulamento da F1 para as equipes darem oportunidades aos calouros em ao menos duas sessões de treino da temporada.

Piloto reserva e de testes da escuderia de Silverstone, Drugovich volta ao cockpit do AMR23 pela segunda vez na temporada, às 8h30 de sexta-feira (1/9). Em fevereiro, o brasileiro participou dos testes de pré-temporada da categoria, novamente no lugar de Stroll. Na ocasião, o canadense havia quebrado os pulsos em um acidente de bicicleta e precisou ser substituído, mas se recuperou a tempo de entrar na pista para o GP do Bahrein.

De volta à Itália, o circuito de Monza é especial para Felipe. Foi lá onde o piloto conquistou o título da Fórmula 2 no ano passado e se tornou o primeiro brasileiro a vencer a classe. Ao fim do FP1, Lance retorna ao monoposto para os dois treinos restantes, a classificação e a corrida em si.

“Mal posso esperar para estar novamente atrás do volante do AMR23. O carro pareceu ótimo quando dirigi nos testes de pré-temporada e vai ser fascinante ver como ele melhorou desde então. Passei muito tempo no simulador ajudando a desenvolver o carro, então entender como isso se relaciona com a experiência real também vai ser muito valioso para mim”, disse o brasileiro em comunicado oficial da Aston Martin.

Drugo acrescentou ser uma oportunidade para demonstrar os aprendizados no programa de testes da montadora. Em setembro do ano passado, ele se tornou o primeiro membro do projeto de desenvolvimento de jovens pilotos da escuderia.

“Estamos encantados em poder proporcionar ao Felipe uma nova oportunidade de pilotar o AMR23. Ele demonstrou suas capacidades no teste de pré-temporada, com uma contribuição vital para o desenvolvimento inicial do carro. Monza vai oferecer uma nova chance para o Felipe trabalhar próximo aos engenheiros e mecânicos para construir sua confiança em uma sessão crítica para o time. Estamos ansiosos para maximizar essa sessão juntos”, compartilhou Mike Krack, chefe de equipe da montadora.

A Fórmula 1 retorna no próximo final de semana, a partir de sexta (1/9), para o Grande Prêmio de Monza. Com Drugovich na pista, o primeiro treino livre começa às 8h30. Já a corrida será domingo, às 10h, com transmissão da Band. Max Verstappen continua como líder do campeonato de pilotos, com 339 pontos – 138 na frente do segundo colocado, o companheiro de equipe Sérgio Perez. Entre os construtores, a Red Bull está em primeiro lugar com 540 pontos, mais do dobro da vice-líder Mercedes.