Dois torneios, uma medida. Esse é o enredo das jornadas dos técnicos Eduardo Coudet e Vanderlei Luxemburgo, nesta terça-feira (29/8), com Internacional e Corinthians pelas quartas de final da Libertadores e Copa Sul-Americana, respectivamente. O dono da prancheta colorada ensaia a equipe para a classificação contra o Bolívar e para a inédita presença pessoal na semi do torneio. O "pofexô" busca manter o alvinegro no radar de título continental, mas precisa afastar o retrospecto ruim no cenário continental.
Às 19h, no Beira-Rio, Coudet pode devolver o Inter à semifinal da Libertadores após oito anos e, de quebra, figurar pela primeira vez entre os donos da prancheta mais influentes da América do Sul. O possível avanço também pode ser a oportunidade para amenizar o ressentimento com a ala mais desconfiada dos colorados pela saída dele em novembro de 2020.
El Chaco coleciona quatro participações no torneio. A estreia foi em 2016, pelo Rosario Central. Naquela edição, venceu sei jogos, empatou dois e perdeu outro par de duelos. Caiu justamente nas quartas para o Atlético Nacional. Dois anos depois, arrumou as malas para Buenos Aires. Obteve desempenho regular: venceu três de oito, mas foi eliminado nas oitavas para outra equipe que viria ser campeã. O River Plate transformou o placar zerado da ida no 3 x 0 no Monumental de Nuñez.
Coudet indica ter aprendido com os tropeços. A presença no round entre os oito melhores tem dedo dele. Assumiu o desafio a uma semana do primeiro jogo contra o River. A derrota de virada por 2 x 1 na Argentina não desanimou o grupo. A intensidade e a união com a torcida foram marcas para o triunfo nos pênaltis. Quatorze dias depois, ensaiou a trupe para a vitória por 1 x 0 sobre o Bolívar, a mais de 3.600m de altitude.
O Inter precisa apenas de um empate para avançar. Em caso de derrota por um gol, decidirá a sequência na marca da cal. O zagueiro Vitão é dúvida após sentir problema muscular no duelo do sábado contra o Flamengo (leia mais na página 20). Nico Hernández e Igor Gomes disputam a vaga no setor ao lado de Gabriel Mercado.
O treinador recordista de títulos do Brasileirão (5) tem a chance de expandir o prestígio para além das fronteiras do país. Vanderlei Luxemburgo não alcança o top 4 de um torneio continental desde as semis da Libertadores de 2007, quando o Santos caiu diante do Grêmio de Mano Menezes em plena Vila Belmiro. Foi mentor de alguns dos principais times do cenário nacional, mas não teve sucesso. Para mudar esse panorama, precisa concretizar a missão contra o Estudiantes, às 21h30, em La Plata.
O "pofexô" tem 19 participações em torneios continentais — 10 pela Liberta e nove pela Copa Sul-Americana. No segundo torneio mais importante da América do Sul, jamais esteve entre os quatro principais. Despediu-se seis vezes justamente neste estágio, com Sport (2017), Grêmio (2012), Atlético-MG (2010), Palmeiras (2008) e Santos (2004).
O cenário na disputa pela vaga é favorável. O Corinthians venceu a ida por 1 x 0 e joga pelo empate. Luxa contará com Renato Augusto para a partida. No entanto, tem baixa na zaga com a saída de Murillo, vendido ao Nottingham Forest, da Inglaterra.
Internacional x Bolívar
Quartas de final - Jogo de volta
Local: Estádio Beira-Rio, Porto Alegre (RS)
Quando: Terça-feira (29/8), às 19h
Arbitragem: Esteban Ostojich (URU)
Transmissão: Paramount+
Prováveis escalações
Internacional - Rochet; Bustos, Nico Hernández, Mercado e Renê; Johnny, Aránguiz, e Alan Patrick; Mauricio, Wanderson e Valencia. Técnico: Eduardo Coudet
Bolívar- Lampe; Bejarano, Bentaberry, Ferreyra e Sagredo; Villamil, Justiniano e Bruno Sávio; Rodríguez, Da Costa e Fernández. Técnico: Beñat San José
Estudiantes x Corinthians
Quartas de final - Jogo de volta
Local: Jorge Luis Hirschi, La Plata, Argentina
Quando: Terça-feira (29/8), às 21h30
Arbitragem: Wilmar Roldán (COL)
Transmissão: SBT e ESPN
Prováveis escalações
Estudiantes - Andújar; Godoy, Núñez, Lollo e Mancuso; Rodríguez, Ascacíbar, Zuqui, Zapiola e Rollheiser; Boselli; Técnico: Eduardo Domínguez
Corinthians - Cássio; Bruno Méndez, Gil, Murillo e Fábio Santos; Gabriel Moscardo, Maycon e Renato Augusto; Wesley, Matías Rojas e Yuri Alberto Técnico: Vanderlei Luxemburgo
*Estagiário sob a supervisão de Victor Parrini
Saiba Mais