ASSÉDIO

FIFA suspende presidente da Federação Espanhola após beijo forçado em jogadora

A suspensão tem uma duração inicial de 90 dias, contando a partir de hoje

A Fifa anunciou neste sábado (26/8) a suspensão provisória do presidente da Federação Espanhola de Futebol, Luís Rubiales, amplamente criticado pelo beijo forçado que deu na jogadora Jenni Hermoso na final da Copa do Mundo Feminina, na Austrália

Segundo o presidente do Comitê Disciplinar da Fifa, o colombiano Jorge Ivan Palacio, Rubiales está proibido de participar de quaisquer eventos relacionados a futebol tanto em solo espanhol como em qualquer parte do mundo. No comunicado, ele apontou que "valendo-se do uso do artigo 51 do Código Disciplinar da Fifa, decidiu suspender provisoriamente Rubiales de todo e qualquer evento relacionado a futebol em âmbitos nacional e internacional".

A suspensão terá efeito a partir de hoje e terá uma duração inicial de noventa dias, enquanto o processo disciplinar aberto pela Comissão é conduzido. 

"Além disso, Rubiales deverá se abster, ele mesmo ou através de terceiros, de entrar em contato ou tentar entrar em contato com a jogadora profissional da seleção nacional espanhola, Sra. Jennifer Hermoso, ou com pessoas próximas a ela. Da mesma forma, a RFEF e seus funcionários ou empregados são ordenados a se absterem de entrar em contato com a jogadora profissional da seleção nacional espanhola, Sra. Jennifer Hermoso, ou com pessoas próximas a ela, seja diretamente ou através de terceiros", diz outro trecho do comunicado.

"A FIFA reitera seu compromisso absoluto com o respeito à integridade de todas as pessoas e condena veementemente qualquer comportamento contrário a isso", concluiu.

No último dia 25, Rubiales se recusou a pedir demissão em uma assembleia geral extraordinária da entidade e disse que não renunciaria ao cargo de presidente alegando que o beijo dado na jogadora foi "espontâneo, mútuo, eufórico e consentido". Hermoso, por sua vez, negou veementemente.

Após o comunicado, Rubiales respondeu que irá se defender das acusações que recebe, e que a verdade prevalescerá.

"Luis Rubiales informa que vai se defender legalmente nos órgãos competentes. Ele confia plenamente na Fifa e reitera isso, e terá a oportunidade de iniciar a sua defesa para que a verdade prevaleça e a sua completa inocência seja provada", concluiu.