A final dos 400 metros com barreiras do Mundial de Atletismo começou bem, mas acabou sem medalha para Alison dos Santos. Nesta quarta-feira (23/8), o Piu correu a decisão em Budapeste, na Hungria, e finalizou a decisão com o quinto melhor tempo, em 48,10s. A vitória foi do norueguês Karsten Warholm, favorito da etapa, em 46.89s.
Partindo da nona raia, ovacionado não só por brasileiros presentes na capital húngara, o paulista arrancou confiante, sobretudo por correr pela parte mais externa da pista. O ritmo deu a liderança na primeira reta, mas a sequência entre os obstáculos complicou a continuidade do desempenho. Na entrada da reta oposta, um tropeço na barreira dificultou a batalha pela ponta e uma nova falha na saída da curva final tirou as chances de medalha.
"Vou ter que rever essa prova para ver o que fiz. Foi frustrante bater na barreira. Espero estar melhor no ano que vem em Paris para buscar a medalha. Quero ter um ano abençoado, trabalhando com calma para chegar na Olimpíada competitivo", avaliou Piu ao SporTV.
Antes da chegada, uma diminuição das passadas deu o quinto lugar ao complementar da prova. Além de Warholm, agora tricampeão do mundo, completam o pódio: Kyron McMaster, das Ilhas Virgens Britânicas, e Rai Benjamin, dos Estados Unidos, vencedor da bateria semifinal na qual Piu se classificou.
O resultado não entregou o bicampeonato a Alison, então defensor do título que conquistou nos Estados Unidos, em 2022. O medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 agora aguarda uma revanche na oportunidade olímpica de Paris, em 2024.
*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima