ESPORTES AQUÁTICOS

Ultramaratona aquática movimenta o domingo no Lago Paranoá

Percurso de 33,6km do Desafio Jacanoá passará por alguns dos principais pontos da capital federal, como Ermida Dom Bosco, Concha Acústica e Parque das Graças

As águas do Lago Paranoá recebem, neste domingo (20/8), a segunda edição do Desafio Jacanoá, prova de ultramaratona aquática. Serão 33,6 km de disputa por diferentes cartões postais da capital federal, como a Ermida Dom Bosco, a Concha Acústica e o Parque das Graças.

A competição conta com diferentes categorias: solo (feminino e masculino), duplas (masculino, feminino e misto), quarteto misto (com ao menos um homem ou mulher) e equipe de 10 misto (também com pelo menos um atleta masculino ou feminino). As inscrições custam entre R$ 400 e 4.000 e podem ser feitas pela internet.

Um dos grandes personagens do evento, porém, não estará nas águas. O brasiliense Tiago Sato, ex-ultramaratonista aquático, é um dos responsáveis pela organização do evento. Segundo Sato, o Desafio possui o formato ideal e tem tudo para se tornar tradição na cidade.

"Esse tipo de prova é um evento gigantesco. É um dia inteiro na função. Os primeiros colocados levaram cerca de 8h para concluir o percurso. Já temos alguns eventos em formatos menores na modalidade, como natação em águas abertas, por exemplo, mas não nessas distâncias. Acredito que isso contribui para o cenário esportivo em Brasília", avalia.

"O Lago Paranoá é um verdadeiro presente para os moradores e visitantes da capital do país e vem se tornando cada vez mais democrático, como local para práticas esportivas, atividades culturais e momentos de lazer para a comunidade", destaca. "Nasceu como lago artificial, mas trouxe vida, beleza e qualidade de vida para Brasília, uma verdadeira dádiva para todos que aqui vivem e visitam a capital", complementa Sato.

O atual professor de natação em piscinas e no próprio Lago Paranoá, aliás, possui um largo histórico com a ultramaratona aquática. Além de dono de medalhas nacionais e internacionais, se tornou no primeiro brasileiro nascido no Centro-Oeste a atravessar o Canal da Mancha, com o tempo de 9h51. Sato também esteve presente no Campeonato Brasileiro de Águas Aquáticas entre 2008 e 2012.

“Cada vez mais, as pessoas estão procurando realizar desafios esportivos. Somos pioneiros na natação de longa distância na capital. Desde que atravessei o Canal da Mancha em 2010, percebi uma procura crescente por parte dos nadadores por provas de distâncias maiores. Isso me deixa muito feliz, pois é um legado que estamos construindo para os futuros adeptos da modalidade e para os que já praticam”, ressalta.

Serviço

Desafio Jacanoá – Ultramaratona Aquática

Quando: Domingo (20/8)
Horário de largada: 05h30
Inscrição: www.loja.jacanoa.com.br