A camisa sete da seleção inglesa de futebol feminina, a atacante Lauren James, está suspensa pelos próximos dois jogos da Copa do Mundo na Oceania. Nesta quinta-feira (10/8), a Fifa anunciou a punição dada à jogadora em decorrência do episódio entre a atleta das Lionesses e a nigeriana Michelle Aloise.
Durante o embate entre as equipes, na última segunda-feira (7/8), James pisou nas costas da colega de profissão, enquanto esta estava deitada no chão. Posteriormente, acabou expulsa. Por isso, James ficará de fora do confronto contra a Colômbia, no próximo sábado (12/8), pelas quartas de finais, e de uma eventual semifinal, contra Austrália ou França.
A jogadora, segundo a técnica holandesa Sarina Wiegman, "perdeu o controle". "Ela é inexperiente neste palco e em uma fração de segundo perdeu suas emoções. Não é algo que ela fez de propósito. Ela se desculpou e se sentiu muito mal", afirmou, em entrevista à FIFA depois da partida.
"Ela nunca iria querer machucar alguém. Ela é a pessoa mais doce que conheço. Era tarde no jogo, então as jogadoras ficam um pouco cansadas. É uma grande lição para ela aprender", completou a técnica.
Com seis participações em gols, a jovem atacante do Chelsea, de apenas 21 anos, caminhava fortemente para se concretizar como uma das sensações do Mundial de 2023, mas, com a suspensão, ficará de fora de momentos essenciais da campanha inglesa na competição.
A Associação Inglesa de Futebol, além disso, já havia afirmado, na última terça-feira (8/8), a intenção de respeitar quaisquer decisões tomadas pela Fifa. A própria atleta, ademais, foi às redes sociais para pedir desculpas à Aloise pelo ocorrido.
"Todo meu amor e respeito para Michelle Alozie. Peço desculpas pelo que aconteceu. Também para os torcedores da Inglaterra e minhas companheiras: jogar com e por vocês é a minha maior honra e prometo que vou aprender com essa experiência", disse ela.
O primeiro jogo sem a presença de Lauren acontecerá no próximo sábado (12/8), às 7h30, em Sydney, pelo horário de Brasília.
*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima
Saiba Mais