Atacante do Santos, Cristiane não escondeu a irritação com a postura da Seleção Brasileira na Copa do Mundo. A passividade da comissão técnica, em especial, na partida que eliminou o Brasil gerou incômodo na jogadora, que não foi convocada ao Mundial por opção da treinadora Pia Sundhage.
“A passividade, principalmente a que a comissão técnica teve na beira do campo, me irritou muito… É por isso que eu não estava lá, porque a minha reação não ia ser aquela. Se eu estivesse lá, o pau ia torar no vestiário”, expressou Cristiane em entrevista ao Trivela.
- Copa do Mundo feminina bate recordes de público e de audiência
- Brasil empata com a Jamaica e se despede da Copa do Mundo
- Pia frustra Cristiane: segunda maior artilheira do Brasil está fora da Copa
O Brasil foi desclassificado da Copa do Mundo ainda na fase de grupos, ao empatar com a Jamaica por 0 a 0. Antes, havia goleado o Panamá por 4 a 0 e perdido para a França por 2 a 1.
A eliminação precoce não acontecia desde a segunda edição do Mundial, em 1995. “Eu não sei se as pessoas têm noção do quanto foi grave essa eliminação… É extremamente vergonhoso”, completou a atacante.
Ausência de Cristiane na Copa do Mundo
A treinadora sueca Pia Sundhage optou por não levar Cristiane ao Mundial – o mesmo havia sido feito na Olimpíada de Tóquio, em 2021.
A escolha da comandante foi contestada após a convocação. E, ao ser questionada, Pia não deu continuidade no assunto: “Em respeito às 26 jogadoras que estamos levando, eu gostaria de falar dessas jogadoras, porque elas merecem ser o foco na Copa”.
Passagem de Cristiane pela Seleção
Cristiane esteve em todas as Copas do Mundo desde a edição de 2003 – com exceção da atual – e jogou todas as edições da Olimpíada entre 2004 e 2016. Também participou de dois Jogos Pan-Americanos e três Copas América.
A atacante é vice-campeã da Copa do Mundo de 2007, campeã do Pan-Americano em 2007 e 2015 e vice-campeã olímpica em 2004 e 2008.
Ela é a segunda maior artilheira do Brasil, com 96 gols, atrás apenas de Marta.