Luca Kumahara recebeu o aval da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) para disputar torneios masculinos. A decisão foi comunicada pela entidade nesta terça-feira (8/8) após solicitação da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM). O paulista de 28 anos é o primeiro atleta transgênero na modalidade.
O mesa-tenista iniciou o tratamento hormonal após a despedida da categoria feminina, em maio, durante o Campeonato Mundial de Durban, África do Sul. De lá para cá, a CBTM agiu nos bastidores para a liberação do atleta. Isso levou a Federação Internacional da modalidade criar um grupo de estudos para analisar o caso.
Kumahara está liberado, mas ainda falta um passo para competir oficialmente pelo mundo, como nas Olimpíadas de Paris, em caso de classificação. Agora, a CBTM fará um pedido oficial, via formulário que será enviado nas próximas horas, para a inclusão do atleta nos torneios masculinos.
Embora Kumahara tenha trocado de categoria, a ITFF manteve os resultados anteriores dele no site oficial da entidade. Ele participou dos Jogos Londres-2012, Rio-2016 e Tóquio-2020. A iniciativa também será adotada pela CBTM em relação ao histórico do paulista nas disputas domésticas.
Secretário-geral da entidade máxima do tênis de mesa mundial, Raul Callin, enviou uma mensagem a Kumahara. “Entendemos que esta transição é um passo significativo em sua jornada e queremos garantir a você que a Federação apoia suas escolhas e decisões. Estamos empenhados em criar um ambiente que promova a inclusão e respeite as identidades individuais”, escreveu.
Saiba Mais
-
Esportes Capital x Gama: final do Candango Sub-20 será sábado no Mané Garrincha
-
Esportes Copa do Mundo feminina bate recordes de público e de audiência
-
Esportes Sem participar de seletiva, filho de dirigente perde jogo de tênis em 26 min
-
Esportes Série D: Ceilândia joga as oitavas contra o Caxias em 13 e 19 agosto
-
Esportes Conheça as possíveis rotas de Neymar em caso de saída do PSG
-
Esportes Austrália está a um pulo de se tornar a segunda anfitriã semifinalista