Vagner Mancini não é mais técnico do América. Ele foi demitido depois da derrota para o Bahia, por 3 a 1, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado na Itaipava Arena Fonte Nova, em Salvador, deixou o Coelho na lanterna da competição, com dez pontos.
“Conversamos agora com o Mancini no vestiário e entendemos que o ciclo se encerra. Quero antes de tudo enaltecer o trabalho do Mancini no período em que ele esteve no América. Ele elevou o patamar do América, trouxe um sentimento de coragem e agressividade. O fato de termos atingido esse patamar tem muito a ver com ele e a equipe. Por parte da diretoria, quero deixar a minha alegria de ter trabalhado com ele. Mas, infelizmente, agora precisamos de mudança”, afirmou Euler Araújo, dirigente do América.
Em 2023, Mancini levou o América à final do Campeonato Mineiro (perdeu para o Atlético), às quartas de final da Copa do Brasil (eliminado pelo Corinthians) e às oitavas da Copa Sul-Americana (enfrentará o Bragantino).
Contudo, no Brasileiro, principal objetivo do clube na temporada, acumulou números decepcionantes. Em 17 partidas, o Coelho ganhou apenas duas – Fortaleza (2 a 1) e Corinthians (2 a 0) -, além de quatro empates e 11 derrotas.
O revés para o Bahia neste domingo teve peso ainda maior porque o adversário saiu do Z4 e abriu oito pontos de vantagem. Ou seja, mesmo que o América emplaque sequência de bons resultados, escapar da degola será uma missão demorada.
Mancini ganhou respaldo do presidente da SAF, Marcus Salum, que por várias vezes lidou com críticas de torcedores em relação à continuidade do trabalho. No fim das contas, a ausência prolongada de bons resultados acabou impactando na mudança.
Substituto de Mancini
A diretoria do Coelho deve definir a partir desta segunda-feira (7/8) o substituto de Vagner Mancini. Por ora, não há decisão sobre quem dirigirá o time no jogo de volta das oitavas de final da Copa Sul-Americana, contra o Bragantino, às 21h de quinta-feira (10/8), em Bragança Paulista. Na ida, as equipes empataram por 1 a 1, no Independência, em Belo Horizonte.
Na Série A, o América receberá o Goiás, às 16h de domingo (13/8), no Horto, pela 19ª rodada.
Leia o comunicado do clube
O América Futebol Clube informa que o técnico Vagner Mancini não comanda mais a equipe profissional do Clube.
Somando suas duas passagens, foram 114 jogos, 44 vitórias, 30 empates e 41 derrotas, além de uma boa campanha no Campeonato Brasileiro de 2022, com classificação para a Sul-Americana, e uma final no Campeonato Mineiro.
Agradecemos todo o profissionalismo, seriedade e dedicação ao América. Desejamos sorte na sequência da carreira.