A penúltima rodada do primeiro turno do Campeonato Brasileiro quebrou paradigmas. Houve sorte (e azar) de principiante na vitória do Vasco e na derrota do São Paulo. Líder disparado, o Botafogo pontuou em Belo Horizonte, mas viveu um drama no Mineirão. Artilheiro isolado da Série A com 13 gols, o centroavante Tiquinho Soares deixou o gramado carregado pelos médicos alvinegros rumo ao vestiário depois de sofrer uma entorse no joelho esquerdo e preocupa a torcida.
Anunciado como reforço do Vasco nesta semana, o centroavante Pablo Vegetti, de 34 anos, prometeu dar alegria aos torcedores na apresentação. "Um clube com tanta história está passando por um momento que não é dos melhores. Mas gosto de desafios e vou tentar ajudar a tirar o Vasco de onde está e colocar onde merece", disse, confiante.
Ontem, ele saiu do banco de reservas aos 18 minutos do segundo tempo para entrar no lugar de Sebastián Ferreira, fez o primeiro gol cruzmaltino em São Januário nesta Série A e decretou a vitória por 1 x 0 contra o Grêmio. Quem esperava espetáculo do badalado uruguaio Luis Suárez viu o camisa 99, um dos artilheiros do último Campeonato Argentino com 13 gols, assumiu o protagonismo na arena vazia devido às punições impostas ao clube carioca pelo STJD.
"Muito feliz. Vim para um grande clube. Estou agradecido pela oportunidade. Sei do momento do clube, aceitei o desafio. Acho que fizemos uma grande partida. Feliz por converter o gol. Trabalhamos bem essa semana e esse clube merece ficar mais acima", comemorou o ex-jogador do Belgrano da Argentina.
O técnico Ramón Díaz celebrou a atuação decisiva de quem o presenteou com a primeira vitória à frente do Vasco. "Feliz por ele. O Vegetti está com a gente há dois dias, é muito inteligente, é o segundo artilheiro da Argentina, tem muita experiência", elogiou o treinador na entrevista coletiva.
"Ele fez o que conversamos com perfeição. Temos jogadores rápidos que podem chegar, ele teve duas chances muito grandes que podiam nos dar dois gols, mas estou feliz por ele e pelo time também", acrescentou.
O treinador aproveitou para encerrar o assunto Luciano Vietto. Ele rejeitou a oferta do Vasco. "Acho que o clube fez muito bem ao apresentar uma proposta, e eu preciso de jogadores que queiram vir para o Vasco. Que queiram vir, que queiram sacrificar-se como todos nós nos sacrificamos. Quero que venham os jogadores que queiram enfrentar essa situação difícil e sei que vamos brigar até o o fim", afirmou, em um claro recado de que o argentino do Al-Hilal não quis torcar a Arábia Saudita pelo Rio.
Morumbi
Apresentado ao lado de James Rodriguez como o principal reforço do São Paulo para o segundo semestre, Lucas Moura levou os filhos e foi recebido no escudo do clube e o apóstolo São Paulo, mascote do clube. Dentro das quatro linhas, o meia-atacante cometeu a infelicidade de derrubar Hulk dentro da área no lance crucial do segundo gol da vitória do Atlético-MG por 2 x 0 contra o São Paulo, no Morumbi. Irônico, Hulk tentou até consolar o amigo antes de Pavón converter a cobrança. Antes, o super-herói havia cobrado uma falta perfeita para abrir o placar.
"A recepção da torcida eu não tenho palavras para agradecer tudo que estou sentindo e vivendo neste momento. Voltar ao clube em que fui formado e amo e ter esta recepção foi maravilhoso", comentou após o jogo.
Lucas Moura passou 11 anos fora do São Paulo. Oficializado na quarta-feira, ele teve pouco tempo para se entrosar com o time. "Infelizmente não conseguimos corresponder. A expectativa era grande. Lutamos bastante, mas infelizmente não deu. Agora é descansar, temos uma decisão no meio da semana (contra o San Lorenzo pela Copa Sul-Americana)", completou.
Mineirão
O ponto conquistado pelo Botafogo no Mineirão pode ter custado caro ao time de Bruno Lage. O artilheiro do Brasileirão com 13 gols teve de ser carregado até o vestiário depois de deixar o time lesionado. Depois da partida, o departamento médico publicou nota oficial sobre a situação do centroavante. "O atleta Tiquinho Soares sofreu uma entorse no joelho esquerdo e será reavaliado com exames. O atleta iniciou tratamento já no vestiário do Mineirão", informou.
Bruno Lage tentou tranquilizar a torcida. "Falei com ele. Está tranquilo. Vou usar a frase que a torcida usa dele, com uma perna ele vai para dentro. Não posso dizer, mas o Tiquinho é f.., é fogo. Se tiver que ir, ele vai com uma perna para ajudar a equipe. Eu vi um Tiquinho ali no fim dando moral ao pessoal, tentando levantar as pessoas. Dei os parabéns aos jogadores", afirmou.
Arena Pantanal
Na volta de Pedro ao ataque, o vice-líder do Brasileirão perdeu para o Cuiabá, na Arena Pantanal, e desperdiçou a chance de reduzir um pouco a vantagem do disparado Botafogo. Jorge Sampaoli escalou praticamente o time reserva e perdeu por 3 x 0. A equipe de Antonio Oliveira resolvou a partida no segundo tempo com gols de Matheus Alexandre, Clayson e Deyverson. O melhor lance de Pedro foi uma finalização de meia bicicleta.