Seleção masculina derrotada por Camarões, e eliminada pela Croácia nas quartas de final da Copa do Mundo de 2022. Vexames em série contra Marrocos e Senegal em amistosos. Fiasco no Mundial Sub-20 no duelo à parte com Israel. Palmeiras e Flamengo despachados do Mundial de Clubes por Tigres (México), Al-Ahly (Egito) e Al-Hilal (Arábia Saudita). A coleção de vexames do futebol nacional ganhou mais uma peça do quebra-cabeça na última quarta-feira: Marta e companhia foram incapazes de vencer a Jamaica na última rodada da fase de grupos da Copa feminina. As Reggae Girlz avançaram às oitavas. O sonho de conquistar o título inédito não terminava tão precocemente há 28 anos — precisamente desde 1995.
A sequência de acontecimentos não é mera coincidência nem obra do acaso. O Brasil precisa resgatar o respeito em quase todas as competições de alto nível com padrão Fifa. O processo de reconstrução pode começar no Mundial Sub-17 masculino da Indonésia, de 10 de novembro a 2 de dezembro.
Antes de apontar os dedos para os técnicos Tite, Pia Sundhage e Ramon Menezes, recomenda-se olhar com lupa as mudanças administrativas na Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e os impactos da atribulada vida política da entidade nos projetos esportivos.
Tite passou seis anos e meio à frente da Seleção. Nesse período, trabalhou com quatro presidentes diferentes! Marco Polo Del Nero o contratou. O coronel Nunes assumiu interinamente depois da queda do cartola. Rogério Caboclo assumiu e depois caiu sob acusação de assédio sexual e moral. Ednaldo Rodrigues herdou o cargo provisoriamente até ser eleito no início do ano passado.
O entra e sai gera insegurança em todas as seleções. Tite assumiu os homens a convite de Del Nero. Pia aceitou as mulheres acionada por Caboclo. Na gestão da sueca, também passaram pela presidência da CBF o coronel Nunes e Ednaldo Rodrigues. O atual comandante respeitou processos. Não mexeu nas comissões técnicas das seleções principais nos respectivos ciclos até as Copas. Nem mesmo a medalha de ouro no futebol masculino e a eliminação nas quartas de final no feminino fizeram Ednaldo tomar decisões drásticas. André Jardine deixou as seleções olímpica e a sub-20 para trabalhar no México. O Correio Braziliense apurou que a CBF conversará com Pia depois da Copa do Mundo feminina.
Os insucessos do Brasil dividem opiniões na CBF. Há quem trate os resultados isoladamente, e quem cobre um realinhamento nos departamentos de seleções. A masculina aguarda pelo italiano Carlo Ancelotti, deu posse ao interino Fernando Diniz e não tem diretor desde a saída de Juninho Paulista. O Brasail iniciará as Eliminatórias assim contra a Bolívia, em 8 de setembro.
Quem cobra um programa integrado da base ao profissional para as seleções cita a Football Association (FA) como uma das referências. A Inglaterra coleciona bons resultados no masculino e no feminino. Elas conquistaram o título inédito da Eurocopa em 2021, superaram o Brasil na Finalíssima (Europa x América) e desembarcaram na Copa como uma das favoritas. Em 2018, a seleção Sub-20 foi terceira no Mundial.
Em jejum na Copa do Mundo masculina desde 1966, a seleção masculina da Inglaterra dá passos largos de evolução. Alcançou as semifinais na Rússia, em 2018; e o vice na Euro-2020, disputada em 2021 devido à pandemia. Na base, conquistou o Mundial Sub-17 e o Sub-20 da Fifa, ambos em 2017. O país conquistou o torneio continental Sub-21 neste ano contra a Espanha; o Sub-19 nas edições de 2017 e 2019; e ficou em segundo na competição Sub-17 de 2017.
A fórmula do sucesso inglês é o investimento na base e um intercâmbio com a Alemanha na troca de informações. A FA despejou R$ 1,1 bilhão em um programa integrado para todas as seleções com ênfase no quadriênio de 2015 a 2019. Investiu na modernização das instalações esportivas, em cursos para técnicos e na descoberta de jogadores em todo o país com novas diretrizes para talentos de 9 a 17 anos. Reportagem de 2017 do Esporte Espetacular da tevê Globo mostrou que as dimensões dos gramados para o iniciantes são quase três vezes menores do que os campos para o sub-17: Motivo: melhorar a técnica e ampliar a confiança.
Todas as seleções inglesas treinam no CT St George's Park. Inaugurado em 2012, o complexo custou R$ 440 milhões Espaço celebrado à época pelo gerente geral, Holly Murdoch. "Com todos reunidos em um só centro, é fantástico ver a interação entre os jogadores mais jovens e os mais velhos. Eles se conhecem dos clubes, se falam, se inspiram uns nos outros e sonham chegar em algum lugar juntos."
O técnico da seleção inglesa masculina testemunha a prosperidade do programa traçado pela FA. "Mudamos a forma de treinar, em quantidade e em qualidade. Mudamos também o estilo de jogo e investimos em todas as categorias. Agora temos continuidade, não se perde um ano sequer em nível internacional", explicou Gareth Southgate.
Memória do Correio Braziliense
Mundial de Clubes 2020
Palmeiras termina em quarto lugar no Mundial de Clubes após derrotas para Tigres e Al Ahly.
Copa do Mundo 2022
Brasil é eliminado contra a Croácia nas quartas. Perde para Camarões na fase de grupos.
Mundial de Clubes 2022
Flamengo é eliminado nas semifinais pelo Al-Hilal da Arábia Saudita e termina em terceiro.
Data Fifa 2023
Seleção perde para Marrocos e Senegal sob o comando do técnico interino Ramon Menezes
Mundial Sub-20 2023
Seleção é despachada nas quartas de final contra Israel, vice da Euro Sub-19 na temporada de 2022.
Copa do Mundo Feminina
Seleção empata com a Jamaica e cai na fase de grupos do torneio pela primeira vez desde 1995.