Olho na rodada

Guia da rodada 18 do Brasileirão: jogos, escalações e onde assistir

Final de semana entre as oitavas dos campeonatos continentais terá disputas em todas as partes da tabela como destaques

Não esqueçam do Brasileirão! Após dias movimentados com jogos de ida das oitavas de final da Libertadores e da Sul-Americana, as equipes agora voltam a atenção para o campeonato nacional. Na reta final do primeiro turno, os times entram em campo neste sábado (5/8) e domingo (6/8) pela 18ª rodada antes de jogarem a vida pelas competições continentais no decorrer da semana.

A nova bateria de jogos terá um pouco de tudo: confronto no topo, briga na degola, cara a cara no meio da tabela e clubes em cenários opostos. Algumas das principais disputas do final de semana ficam por conta de Fluminense x Palmeiras, no Maracanã, e Bahia x América Mineiro, duas partidas com aspectos muito diferentes. Na primeira, a busca por um lugar no G-4, na outra, a batalha para sair da zona de rebaixamento.

Saiba Mais

Se a caça é ao vice, o líder Botafogo visita o Cruzeiro no Mineirão na tentativa de abrir uma vantagem ainda maior para o segundo colocado. A rodada também reserva partidas entre times do topo e do fundo, como Coritiba x Bragantino e Vasco x Grêmio. Lanterna da competição, o cruzmaltino pode encerrar o primeiro turno sem fazer ao menos um gol em São Januário e quer desesperadamente uma vitória na briga contra um novo rebaixamento.

Santos x Athletico

Apenas dois pontos na frente da zona de rebaixamento, com 17 no total, o Peixe quer aproveitar o histórico favorável em casa contra o Furacão e se afastar ainda mais da degola. Por outro lado, o Athletico está em sétimo e na briga por um lugar no G-4, mas está de olho no compromisso do meio de semana contra o Bolívar, pela Libertadores, e precisa virar uma desvantagem de 3 x 1 para seguir na competição. O Santos nunca perdeu para a equipe paranaense na Vila Belmiro em partidas pelo Brasileirão. Nos últimos 15 jogos, foram 14 vitórias do alvinegro praiano e um empate. O confronto também marca o reencontro do técnico Paulo Turra com o ex-clube.

Local: Vila Belmiro
Horário: sábado (5/8), às 16h
Transmissão: Premiere

Escalações prováveis

Santos
João Paulo; João Lucas, Joaquim, Messias e Dodô; Camacho, Dodi, Jean Lucas e Lucas Lima; Mendoza e Marcos Leonardo. Técnico: Paulo Turra.

Athletico
Bento; Madson, Zé Ivaldo (Thiago Heleno), Matheus Felipe (Cacá) e Esquivel; Hugo Moura, Erick e Vitor Bueno; Cuello (Pablo), Canobbio e Vitor Roque. Técnico: Wesley Carvalho.

Internacional x Corinthians

Em jogo no meio da tabela, Internacional e Corinthians se enfrentam no Sul poucos dias antes de decisões pelos campeonatos continentais. Em busca da primeira vitória no retorno ao Colorado, o técnico Eduardo Coudet levará a campo uma equipe alternativa, com muitos atletas poupados. Apesar de estar pensando no jogo de volta contra o River Plate, na terça-feira (8/8), o time gaúcho quer voltar ao caminho das vitórias após seis jogos sem vencer. Do outro lado, o Timão deve utilizar a maioria dos titulares no confronto para aumentar a vantagem de quatro pontos para a zona de rebaixamento e estender a série de sete triunfos nas últimas oito partidas. O Inter não leva a melhor sobre o alvinegro desde 2018: foram oito empates e uma derrota em nove confrontos.

Local: Beira-Rio
Horário: sábado (5/8), às 18h30
Transmissão: Premiere

Escalações prováveis

Internacional
Rochet; Igor Gomes, Vitão (Rômulo), Nico Hernández e Renê (Thauan Lara); Rômulo, Campanharo (Matheus Dias), Bruno Henrique e Mauricio; Pedro Henrique e Luiz Adriano. Técnico: Eduardo Coudet.

Corinthians
Cássio; Fagner, Gil, Murillo e Fábio Santos; Maycon, Fausto Vera e Renato Augusto; Adson, Wesley e Yuri Alberto. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Goiás x Fortaleza

Enquanto o esmeraldino segue ameaçado pela zona de rebaixamento, o Leão do Pici tenta controlar a queda livre e se estabelecer no meio da tabela. O Goiás almeja voltar a vencer na Serrinha após cinco jogos e se afastar da degola antes de buscar uma virada histórica contra o Estudiantes para se classificar na Sul-Americana. Do outro lado, o Fortaleza quer interromper a sequência negativa de três derrotas seguidas no Brasileirão e no meio de semana garantir a vaga nas quartas de final da competição continental. Desde 2019, as equipes se enfrentaram seis vezes, com três vitórias dos cearenses e três empates. A última vitória goiana foi em 2018, pela Série B.

Local: Hailé Pinheiro
Horário: sábado (6/8), às 18h30
Transmissão: Premiere

Escalações prováveis

Goiás
Tadeu; Maguinho, Lucas Halter, Bruno Melo (Sidimar) e Sander; Willian, Morelli e Guilherme; Anderson Oliveira, João Magno e Vinícius. Técnico: Armando Evangelista

Fortaleza
João Ricardo; Dudu, Benevenuto, Titi e Bruno Pacheco; Caio Alexandre, Lucas Sasha e Pochettino; Marinho, Galhardo e Lucero. Técnico: Juan Pablo Vojvoda.

Fluminense x Palmeiras

Apesar de ser um jogo entre o quinto e o terceiro colocado, o confronto do final de semana trará o dilema entre poupar ou não os principais jogadores de cada lado. O zagueiro Nino e o volante André, suspensos, são baixas confirmadas no Fluminense. No Palmeiras, a tendência é Abel Ferreira levar um time misto a campo, com Dudu entre os poupados. O final de semana marca a estreia do “reforço logístico” da presidente alviverde, Leila Pereira, pois será a primeira vez da equipe viajando no avião comprado pela cartola. A ideia dos dois lados é preservar os elencos antes dos confrontos decisivos pela Libertadores no meio da semana. No Brasileirão de 2022, foram dois empates por 1 x 1 em ambas as partidas.

Local: Maracanã
Horário: sábado (5/8), às 21h00
Transmissão: SporTV e Premiere

Escalações prováveis

Fluminense
Fábio; Samuel Xavier, Felipe Melo (David Braz), Marlon e Diogo Barbosa; Martinelli e Lima (Thiago Santos); Léo Fernández, Yony González e Arias; Cano. Técnico: Fernando Diniz.

Palmeiras
Weverton; Mayke (Marcos Rocha); Gustavo Gómez (Luan), Murilo e Piquerez (Vanderlan); Zé Rafael (Richard Ríos), Gabriel Menino e Raphael Veiga (Jhon Jhon); Jhon Jhon (Luís Guilherme), Artur e Rony (Endrick). Técnico: Abel Ferreira.

São Paulo x Atlético-MG

Em mais um confronto condicionado pelos compromissos continentais, o São Paulo tenta entrar no G-6, enquanto o Galo quer sair da metade de baixo da tabela e vencer a primeira com o técnico Felipão. Scolari, inclusive, foi punido pelo STJD com dois jogos de gancho e aguarda efeito suspensivo para saber se poderá estar na beira do gramado. Do lado Tricolor, a grande expectativa é sobre a possível estreia de Lucas Moura, cria de Cotia de volta ao clube após 11 anos na Europa. Ambas as equipes fazem partidas decisivas por Sul-Americana (São Paulo) e Libertadores (Atlético) no meio da semana, nos quais precisam virar desvantagens para classificar. Os últimos três confrontos entre ambos terminaram empatados.

Local: Morumbi
Horário: domingo (6/8), às 16h
Transmissão: Premiere

Escalações prováveis

São Paulo
Rafael; Rafinha, Arboleda, Beraldo e Caio Paulista; Pablo Maia, Alisson, Rodrigo Nestor e Wellington Rato; Luciano e Calleri. Técnico: Dorival Júnior.

Atlético-MG
Matheus Mendes; Saravia, Rabello, Jemerson e Arana; Battaglia e Otávio; Pavon, Hyoran (Igor Gomes) e Paulinho; Hulk. Técnico: Luiz Felipe Scolari.

Vasco x Grêmio

Em polos opostos da tabela, Vasco e Grêmio se enfrentam no Rio de Janeiro com objetivos muito diferentes. Atual lanterna da competição, o Cruzmaltino quer evitar encerrar o turno sem ter feito sequer um gol em São Januário e dar início a uma tentativa de arrancada contra o quarto rebaixamento. Já no topo da tabela, o Imortal tenta se manter no G-4 e diminuir a diferença para o líder Botafogo. Por decisão do STJD, a partida será disputada sem torcida presente no estádio como punição ao time carioca. Os últimos sete embates entre as equipes terminaram com vitória gremista em cinco ocasiões e empate nas outras duas. A última vitória do Gigante da Colina foi no primeiro turno do Brasileirão de 2018.

Local: São Januário
Horário: domingo (6/8), às 16h
Transmissão: Globo e Premiere

Escalações prováveis

Vasco
Léo Jardim; Miranda, Capasso e Léo; Pumita Rodríguez, Jair, Medel, Praxedes e Lucas Piton; Figueiredo e Sebastián Ferreira. Técnico: Ramon Díaz

Grêmio
Gabriel Grando; Bruno Uvini, Bruno Alves e Gustavo Martins; João Pedro, Villasanti, Carballo (Ronald) e Reinaldo; Bitello, Nathan (Ferreira) e Luis Suárez. Técnico: Renato Portaluppi.

Cruzeiro x Botafogo

Em Minas Gerais, o Cruzeiro tenta parar o líder Botafogo e voltar a ganhar dentro de casa. Após perder para o Goiás e empatar com o Coritiba no Mineirão, a Raposa vai em busca de reabilitação e conta com a volta de Bruno Rodrigues, artilheiro da equipe em 2023. O principal desfalque será no banco de reservas, pois o técnico Pepa cumpre suspensão. Do outro lado, o imbatível Glorioso não sabe o que é perder há dois meses e quer aumentar ainda mais a vantagem de 12 pontos para o segundo colocado. Ainda assim, o retrospecto é favorável para o time celeste. Dos últimos 15 confrontos, foram sete vitórias do Cruzeiro, sete empates e apenas um triunfo do Botafogo, em 2016.

Local: Mineirão
Horário: domingo (6/8), às 18h30
Transmissão: SporTV e Premiere

Escalações prováveis

Cruzeiro
Anderson; William (Palacios), Neris, Luciano Castán e Marlon; Matheus Jussa, Filipe Machado, Lucas Silva e Mateus Vital; Bruno Rodrigues e Arthur Gomes. Técnico: Samuel Correia (interino):

Botafogo
Perri; Di Plácido, Adryelson, Cuesta e Marçal; Marlon Freitas, Tchê Tchê e Eduardo; Gustavo Sauer (Júnior Santos), Tiquinho Soares e Victor Sá. Técnico: Bruno Lage.

Bahia x América-MG

Companheiros na zona de rebaixamento, baianos e mineiros se enfrentam por um respiro no campeonato. Sem marcar há três jogos e em oito seguidos sem vencer, o Tricolor de Aço espera uma mudança de cenário contra o adversário direto. Apesar de focado na Sul-Americana, o Coelho não pode vacilar no Brasileirão. Na vice-lanterna com apenas 10 pontos, o América quer a vitória para encurtar a diferença para o primeiro time fora da degola. O retrospecto recente aponta leve favoritismo para a equipe de Minas, com três vitórias nos últimos cinco cara a cara com o Esquadrão.

Local: Arena Fonte Nova
Horário: sábado (5/8), às 18h30
Transmissão: Premiere

Escalações prováveis

Bahia
Marcos Felipe; Gilberto, Gabriel Xavier, Kanu (Vitor Hugo) e Matheus Bahia; Acevedo, Rezende, Thaciano e Cauly; Ademir e Vinicius Mingotti (Everaldo). Técnico: Renato Paiva.

América-MG
Pasinato; Daniel Borges, Eder, Maidana e Vichiatto; Alê, Martínez, Benítez, Paulino Bóia e Pedrinho; Mastriani. Técnico: Vagner Mancini.

Coritiba x RB Bragantino

Em mais um confronto de times em momentos distintos, o Coxa mira deixar o Z-4, enquanto o Massa Bruta almeja um lugar no G-4. Os paranaenses levaram a melhor nas últimas duas partidas em casa pelo Brasileirão e visam recuperar da goleada sofrida pelo Botafogo na 17ª rodada. O clube da Red Bull tenta repetir o bom desempenho do jogo mais recente como visitante, quando fez 3 x 0 no Fortaleza em pleno Castelão, e encostar no topo da tabela. O Coritiba nunca perdeu para o Bragantino no Couto Pereira: invencibilidade de quatro jogos e três vitórias para os mandantes. Ainda assim, o retrospecto geral é favorável para os paulistas, triunfantes em seis dos onze confrontos entre as equipes.

Local: Couto Pereira
Horário: domingo (6/8), às 18h30
Transmissão: Premiere

Escalações prováveis

Coritiba
Gabriel Vasconcelos; Natanael, Kusevic, Henrique e Jamerson; Andrei, Matheus Bianqui e Bruno Gomes; Marcelino Moreno, Garcez e Diogo Oliveira (Lucas Barbosa). Técnico: Thiago Kosloski (interino).

RB Bragantino
Cleiton; Léo Ortiz (Luan Patrick), Nathan e Juninho Capixaba; Vitinho, Lucas Evangelista, Matheus Fernandes, Eric Ramires (Gustavinho) e Luan Cândido (Hurtado); Thiago Borbas (Sorriso) e Eduardo Sasha. Técnico: Pedro Caixinha.

Cuiabá x Flamengo

No último jogo da rodada, o Cuiabá tenta vencer o Flamengo pela primeira vez na história. Em apenas quatro confrontos, o rubro-negro levou a melhor em três ocasiões e a outra terminou empatada. O Dourado chega com força total e confia no artilheiro Deyverson, que completou nesta semana um ano de clube, para garantir mais pontos na tabela. A partida também deve marcar o retorno de Pedro ao time titular da equipe carioca, após dias turbulentos. O Mais Querido não terá a ajuda de Gabigol e Arrascaeta, suspensos e de olho na decisão de quinta-feira (10/8), contra o Olimpia, pela Libertadores.

Local: Arena Pantanal
Horário: domingo (6/8), às 20h
Transmissão: Premiere

Escalações prováveis

Cuiabá
Walter; Matheus Alexandre, Marllon, Alan Empereur e Rikelme; Raniele, Fernando Sobral e Ceppelini; Jonathan Cafú, Clayson e Deyverson. Técnico: António Oliveira.

Flamengo
Matheus Cunha, Wesley, Pablo (Fabrício Bruno) David Luiz (Rodrigo Caio), Ayrton Lucas, Thiago Maia, Victor Hugo, Gerson, Éverton Cebolinha, Bruno Henrique (Luiz Araújo) e Pedro. Técnico: Jorge Sampaoli.