Futebol nacional

Veja jogadores sem contrato que podem reforçar times brasileiros

Com fechamento da janela de transferência, apenas atletas sem vínculo podem ser contratados por clubes do Brasil. Correio lista 10 nomes que se encaixam nessa condição

A última meia-noite não marcou apenas a virada do dia, mas, também, o fim da segunda janela de transferências internacionais do futebol brasileiro. A partir desta quinta-feira (3/8), nenhum clube do país pode contratar atletas de fora com vínculo vigente. Entretanto, há uma saída para quem precisa se reforçar: fechar com nomes livres no mercado da bola e aptos para ingressarem em um novo elenco mesmo com o fim do período formal de negociações.

Mesmo com a restrição de negociações com jogadores empregados, ainda existem opções variadas em todos os setores do campo para serem contratadas pelos times brasileiros. O Correio levantou 10 jogadores com passagem recente por clubes de fora do país, mas que se desvincularam antes do fechamento da janela brasileira. Assim, cumprem o requisito para virarem reforços de qualquer equipe nos meses restantes da temporada de 2023.

Alguns, inclusive, aparecem na mira de quem ainda vasculha o mercado em busca de nomes para qualificar o elenco. Desesperado na lanterna da Série A do Campeonato Brasileiro, o Vasco conversou com, pelo menos, três dos jogadores listados. Santos e Corinthians são outras equipes atentas às opções sem contrato após o encerramento da janela de transferências. Veja, a seguir, os principais nomes que se encaixam em tais moldes.

Diego Costa (atacante)

Recentemente, o ex-atacante do Atlético-MG negociou com o Vasco, mas as tratativas esfriaram. Sem vínculo desde a saída do Wolverhampton, o goleador pode ser inscrito no Campeonato Brasileiro mesmo após o fechamento da janela.

Alexis Sánchez (atacante)

Campeão da Copa América com o Chile em 2015, o atacante teve o nome relacionado ao Corinthians. Fato é: ele pode chegar no futebol brasileiro sem nenhum impeditivo, pois não tem mais contrato vigente com o Olympique de Marseille.

Óscar Romero (meio-campista)

Outro nome sondado pelo Vasco durante a janela de transferências, o meio-campista paraguaio deixou o Boca Juniors e está livre no mercado da bola. Assim, é opção viável para reforçar o elenco de qualquer clube do Brasil no restante do ano.

Roberto Pereyra (meio-campista)

O meio-campista argentino deixou a Udinese, da Itália, e, desde então, procura um novo clube para atuar. Sem contrato, se encaixa nos requisitos de reforços dos times brasileiros em 2023. O Santos é apontado como um dos interessados.

Dalbert (lateral-esquerdo)

Revelado pelo Flamengo, o lateral-esquerdo defendia a Internazionale de Milão, mas não teve o contrato renovado para a próxima temporada devido a uma lesão. Totalmente recuperado do problema médico, virou opção para o mercado nacional.

Bruno Peres (zagueiro)

Conhecido no futebol brasileiro por passagens por São Paulo e Santos, o zagueiro não renovou o vínculo com o Trabzonspor, da Turquia. Sem contrato, passou a ser peça disponível para as equipes interessadas em reforçar o setor defensivo.

Luiz Gustavo (volante)

Titular na Copa do Mundo de 2014, o volante não tem impedimentos para voltar ao Brasil após sair do Al Nassr por não ter o contrato renovado. Ele pode assinar com qualquer equipe do país sem custos e após o fechamento da janela.

Luciano Vietto (atacante)

O atacante argentino ficou conhecido no Brasil no início do ano após marcar gols contra o Flamengo e o Real Madrid no Mundial de Clubes. Após deixar o Al Hilal, teve o futuro vinculado ao Brasil. O Vasco é apontado como um time na mesa de negócios.

Diego Alves (goleiro)

Com uma lesão no joelho, o ex-jogador do Flamengo deixou o Celta de Vigo, da Espanha, ainda em abril. Enquanto cuida da recuperação, o camisa 1 não tem impedimentos legais para defender qualquer clube no país.

Sergio Ramos (zagueiro)

Essa opção é para quem quiser ousar e contratar um medalhão do futebol internacional. Com imensa história no Real Madrid, o zagueiro está sem contrato desde a saída do Paris Saint-Germain. O status de free agent o deixa apto para desembarcar no Brasil.

Saiba Mais