Além de futebol, o Ceilândia precisa da própria gente para conseguir reverter o placar agregado contra o Vitória-ES e se classificar às oitavas de final da Série D Campeonato Brasileiro. Para o duelo deste sábado (5/8), diretoria e torcida estão promovendo uma grande ação em todos os cantos da maior região administrativa do Distrito Federal, chamando torcedores para o confronto no Estádio Abadião, às 15h30.
Entre as iniciativas, panfletos, faixas e até um carro de som percorrem a cidade em uma convocação para o campo de jogo na Guariroba em meio à necessidade de reverter o 1 x 0 do último sábado (29/7), na capital capixaba. O time candango deixou o cearense Ferroviário como o único invicto do certame, após a derrota.
O presidente alvinegro, Ari de Almeida, admite que a ideia partiu dos fanáticos ceilandenses. “A galera da torcida juntou, arrecadou uma verba, com perfil Ceilândia Muita Treta e alugou dois carros de som. Foi uma mobilização e uma iniciativa deles. O que está em jogo não é o time de futebol, mas a cidade. Então, essas pessoas se viram na necessidade de saírem em defesa do projeto. Essa é a importância que tem, da chance que está batendo à porta de ascender a outra divisão, mas a ideia toda partiu da torcida. O que a diretoria fez foi facilitar”, relata o executivo.
A partida vale a volta do Gato Preto às oitavas de final pela primeira vez desde 2017. Para isso, é preciso vencer, por mais de um gol, para conseguir repetir o feito de seis anos atrás, com o triunfo pela diferença mínima levando a definição aos pênaltis e um tropeço resultando na eliminação. O classificado desta chave encara Caxias ou Inter de Limeira na etapa seguinte: os gaúchos venceram a primeira partida por 1 x 0 e definem a volta em casa.
Os ingressos para o confronto decisivo serão vendidos a preço único de R$ 10, na bilheteria do Abadião, antes de a bola rolar. Torcedores com a camisa do Ceilândia ou acompanhados de crianças têm entrada franca. Também haverá transmissão da partida pela televisão aberta, na TV Brasil.
*Estagiário sob supervisão de Danilo Queiroz