Primeiro brasileiro em campo no mata-mata da Copa Libertadores, o Fluminense empatou com o Argentinos Juniors por 1 x 1 no jogo de ida das oitavas de final. As equipes se enfrentaram nesta terça-feira (8/8) na Argentina em jogo com uma expulsão de cada lado. Os gols da partida foram marcados por Ávalos, no primeiro tempo, e Samuel Xavier, aos 43 da segunda etapa.
Agora a equipe brasileira precisa de apenas uma vitória simples por um gol de diferença para avançar às quartas de final. A partida na Argentina estende a sequência de nove jogos do Fluminense sem vencer fora de casa. O último triunfo como visitante foi ainda no começo de maio, contra o Cruzeiro. Este também é o nono jogo consecutivo que o clube sofre gol longe do Rio de Janeiro.
No primeiro tempo, o Argentinos Juniors aproveitou o embalo da torcida, que lotou o estádio Diego Armando Maradona, e começou a apertar o Fluminense. O tricolor pouco oferecia perigo no ataque e via o time da casa chegar com chuveirinhos. A receita tinha tudo para dar errado, e deu. Aos 14 minutos, Gabriel Ávalos aproveitou uma bola ajeitada por Cabrera na área e, de voleio, estufou a rede para abrir o placar.
Depois do gol, a equipe brasileira entrou no jogo e começou a aplicar o estilo de jogo característico de Fernando Diniz, com posse de bola e aproximação de jogadores. O Flu explorou as enfiadas para o ataque e viu Ganso receber belo lançamento de Keno para sair na cara do goleiro, mas o camisa 10 errou o domínio e a bola saiu para escanteio após toque do zagueiro.
Porém, o bom momento do Fluminense durou pouco e contou com Fábio para não ir ao intervalo com uma desvantagem ainda maior. Aos 37, o goleiro fez milagre em finalização cara a cara de Ávalos após vacilo na marcação tricolor. Já nos acréscimos, André errou na saída de bola, Bittolo recuperou, tabelou com Verón e finalizou forte no canto, mas o arqueiro de 41 anos fez mais uma defesaça e manteve o placar em 1 a 0.
No segundo tempo, o Flu chegou com bola na trave em chute de André, mas expulsões dos dois lados definiram o caminhar da partida. Aos 10 minutos, Marcelo fazia fila no campo de defesa e, ao driblar o zagueiro Luciano Sánchez, o brasileiro, sem querer, acertou a perna do jogador argentino. No momento do impacto, a perna do adversário entortou para o lado e o defensor precisou ser retirado do campo. O camisa 12 foi expulso após revisão do árbitro de vídeo e foi para o vestiário aos prantos.
O confronto seguiu morno após o lance feio. Porém, aos 31, o goleiro Martín Arias saiu da área para tentar interceptar lançamento para Lima, mas acertou apenas o corpo do meia. O árbitro chileno Piero Maza expulsou de forma direta o arqueiro, mas, como o Argentinos Junior já havia feito todas as substituições, o meia Leonardo Heredia, de 1.87m, precisou assumir o gol da equipe.
Saiba Mais
O Fluminense quis aproveitar o jogador de linha como goleiro e tentava explorar chutes de fora da área. Aos 42, Léo Fernández ajeitou de cabeça e Samuel Xavier pegou de primeira, sem deixar a bola cair, para mandar a bola no ângulo de Heredia e empatar o placar.
Nos oito minutos de acréscimos, o Argentino Juniors tentava aproveitar o fator casa para ir com vantagem ao Rio de Janeiro, mas não queria correr o risco da virada. Por sua vez, o Fluminense até conseguiu mais um gol, desta vez com Léo Hernández, mas foi assinalado impedimento do meia no lance e o placar terminou em 1 a 1 após os primeiros 90 minutos.
Próximos confrontos
As equipes se enfrentam novamente para a partida decisiva na próxima terça-feira (8/8), no Maracanã, às 19h. O jogo terá transmissão do Paramount+. Antes disso, o Fluminense ainda terá compromisso pelo Brasileirão, no sábado, quando recebe o Palmeiras às 21h. Com o fim do campeonato nacional, o Argentinos Junior terá a semana inteira de descanso antes da volta.
FICHA TÉCNICA
ARGENTINOS JUNIORS 1
Martín Arias; Luciano Sánchez (Pablo Minissale), Di Cesare e Villalba; Cabrera, Redondo, Moyano e Bittolo (Cabral); Gondou (Heredia), Ávalos (Verón) e González Metilli (Vera). Técnico: Gabriel Milito.
FLUMINENSE 1
Fábio; Samuel Xavier, Nino, Felipe Melo (Martinelli) e Marcelo; André, Lima e Ganso (Diogo Barbosa); Jhon Arias (Guga), Cano e Keno (Leo Fernández). Técnico: Fernando Diniz.
Gols: Ávalos, aos 14 minutos do primeiro tempo, e Samuel Xavier, aos 42 do segundo tempo.
Cartões amarelos: Lucas Villalba, Di Cesare; Felipe Melo, Jhon Arias.
Cartões vermelhos: Marcelo (FLU) e Martín Arias (ARG)
Árbitro: Piero Maza (CHI)
Estádio: Diego Armando Maradona (ARG)