O dia em Cotia é, certamente, um dos mais agitados do ano de 2023 nos bastidores do São Paulo. Após a apresentação do meio-campista James Rodríguez, o atacante Lucas Moura, de 30 anos, depois de mais de uma década de ausência, está de volta ao São Paulo.
Segundo o portal Globo Esporte, o jornalista André Hernan e o italiano Fabrizio Romano, especialista no mercado de transferências do mundo da bola, o jogador já está acertado com o clube paulista e reforçará a equipe para o restante do ano de 2023. O atleta estava sem clube desde abril passado, quando deixou o Tottenham, da Inglaterra.
Revelado no Tricolor Paulista, Lucas foi vendido ao Paris Saint-Germain em 2021, depois de conquistar a Copa Sul-Americana, única taça levantada por ele no clube. Uma das principais revelações do São Paulo no século, o jogador chegou à Barra Funda para jogar pela categoria sub-13, em 2004.
A trajetória pelo velho continente, contudo, não ocorreu conforme as expectativas prometiam, ainda no início da carreira do atleta. Com passagens sem muito destaque por PSG e Tottenham, Lucas teve o grande momento de brilho durante a partida de volta das semifinais da Liga dos Campeões da Europa, na temporada 2018/2019.
Após perder a primeira partida por 1x0, em Londres, os Spurs derrotaram o time holandês, em Amsterdã, por 3x2, com três gols do brasileiro, para avançar à final, posteriormente vencida pelo Liverpool. O feito foi o primeiro hat-trick de um jogador em mata-matas de Champions na história do clube inglês.
Após ser dispensado pelo ex-time, Moura optou por se manter na Europa, onde a família também desejava permanecer, mas, por falta de alternativas, aceitou a proposta são-paulina, este que nunca escondeu o desejo de contar com a ‘cria’ durante os últimos anos.
Agora, a expectativa para o início das atividades do reforço é a próxima quarta-feira (2/8), mas, por falta de confirmações por parte do clube e pelo tempo sem entrar em campo, ainda não está definida a data da estreia.
O paulistano deu os primeiros passos da carreira na escolinha de futebol do ex-jogador Marcelinho Carioca. Após o capítulo inicial, rumou à escolinha do São Paulo. Por lá, marcou 33 gols em 128 jogos.
Saiba Mais
*Estagiário sob a supervisão de Victor Parrini