MERCADO DA BOLA

Clubes sul-americanos investem em reforços badalados para mata-matas

Oitavas de final da Libertadores e da Sul-Americana começam nesta terça com caras novas nos elencos de alguns dos 32 candidatos aos dois títulos mais importantes do continente. Listamos os principais nomes da janela

Enquanto a Europa e a emergente Arábia Saudita torram dinheiro em reforços na janela de transferências, a humilde América do Sul recorre a um velho truque para turbinar os torneios de ponta do continente: a reciclagem de estrelas em ocaso ou a caminho do fim da carreira. As oitavas de final da Libertadores e da Copa Sul-Americana começam nesta terça-feira (1º/8) com alguns astros elevando o patamar da fase de mata-mata em times do país e dos vizinhos. O uruguaio Cavani, o colombiano James Rodríguez, o equatoriano Enner Valencia e o brasileiro Lucas Moura vão animar a festa. Livre no mercado, o chileno Alexis Sánchez procura um clube.

O poderio financeiro dos clubes brasileiros recheou o país do Nordeste ao Sul de destaques do mundo da bola. Um dos principais times da janela de transferência, o São Paulo anunciou neste fim de semana a contratação de James Rodríguez, fenômeno colombiano da Copa de 2014 e sem clube após passagem pelo Olympiacos, da Grécia.

O Tricolor ainda repatriou Alexandre Pato do futebol estadunidense e está muito próximo de trazer Lucas Moura de volta. A cria da base de Cotia está livre no mercado desde o fim do contrato com o Tottenham, da Inglaterra. Do trio, possivelmente apenas Pato deve jogar contra o San Lorenzo pela Sul-Americana, pois James deve levar cerca de duas semanas para se condicionar. A contratação de Lucas ainda está por detalhes de ser finalizada.

Ainda entre os paulistas, o Corinthians importou de Portugal o novo zagueiro do clube, Lucas Veríssimo. Recém-chegado do Benfica, o ex-Santos se junta a Matías Rojas, paraguaio de 27 anos e um dos destaques do Racing (ARG) na fase de grupos da Libertadores. Entre os clubes do Rio, o Fluminense fechou com o também zagueiro Marlon. O Menino de Xerém estava no Shakhtar Donetsk, da Ucrânia.

Além das contratações sacramentadas, o chileno Alexis Sánchez, ex-Barcelona, Arsenal e Manchester United, é especulado no Corinthians como possível reposição de Roger Guedes. No futebol carioca, o Flamengo ainda negocia a contratação do volante Wendel, atualmente no Zenit, da Rússia. Chegaram comprinhas como o meio defensivo Allan, ex-Atlético-MG, o goleiro Rossi, egresso do Boca Juniors, e Luiz Araújo, ex-Atlanta United.

Mais ao sul, Athletico e Internacional se reforçaram e ainda tiraram jogadores de possíveis rivais na disputa da Libertadores. O clube paranaense incrementou o meio-campo com o veterano Arturo Vidal, ex-Flamengo. O Colorado contratou o goleiro Sérgio Rochet, do Nacional (URU), titular do Uruguai na Copa do Mundo de 2022.

A maior contratação do Inter é Enner Valencia, atacante vindo do Fenerbahce, da Turquia. O equatoriano chega ao time gaúcho pouco depois de ter feito três gols em três jogos no Mundial do Catar no ano passado.

Único representante nordestino nos torneios continentais, o Fortaleza não ficou parado e buscou Marinho no Flamengo para reforçar a equipe na Sul-Americana. O Rei da América de 2020 na campanha do vice-campeonato do Santos é uma das esperanças do Leão do Pici nas oitavas de final para fazer a diferença contra o Libertad, do Paraguai.

Vizinhos

Entre os outros países sul-americanos, apenas times argentinos se destacaram no mercado. O Boca Juniors acertou com um dos maiores artilheiros do futebol na atualidade, o uruguaio Edinson Cavani. Livre no mercado após o fim do contrato com o Valencia da Espanha. Velho conhecido da torcida brasileira, o atacante Lucas Pratto reforça o Defensa y Justicia para a Sul-Americana.

Adversário do Internacional nas oitavas da Libertadores, o River Plate reforçou a defesa na janela do meio do ano com as contratações de Ramiro Funes Mori, vindo do futebol mexicano, e o jovem Facundo Colidio, ex-Inter de Milão. Porém, os Millonarios ainda negociam o retorno de Pity Martinez — Rei da América em 2018. O entrave é a rescisão com o Al Nassr de Cristiano Ronaldo.

Lucas Pacífico/CB - Os principais reforços dos clubes da Libertadores e da Sul-Americana

Técnicos

As mudanças nas equipes não se deram apenas entre os jogadores. Embora tenham conseguido a classificação às oitavas da Libertadores, Mano Menezes, do Internacional; Paulo Autuori, do Atlético Nacional (COL); e Diego Aguirre, do Olimpia (PAR) foram demitidos. Para o lugar deles, foram contratados William de Andrade, Eduardo Coudet e Francisco Arce, respectivamente.

Na Copa Sul-Americana não foi diferente. No Botafogo, o português Bruno Lage é o novo comandante da equipe treinada por Cláudio Caçapa nos playoffs após a saída de Luís Castro.

Logo mais, Fluminense, Athletico, Internacional, Corinthians e Fortaleza entram em campo na busca pela glória continental. Com o começo da fase decisiva, resta saber se algum outro treinador pode sucumbir a uma possível eliminação e quais das grandes contratações irão brilhar.

*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima

Saiba Mais