Bola laranja

Mundial de basquete: fique por dentro da segunda fase da Copa do Mundo

Etapa substitui as oitavas de final e conta com novos grupos de quatro; os dois melhores de cada divisão avançam para as quartas

Yago (dir.) é a maior esperança do Brasil para uma nova classificação -  (crédito: FIBA/Divulgação)
Yago (dir.) é a maior esperança do Brasil para uma nova classificação - (crédito: FIBA/Divulgação)
Arthur Ribeiro*
postado em 31/08/2023 22:04

A Copa do Mundo de Basquete dá a largada nesta sexta-feira (31/8) para a segunda fase da competição, com o Brasil no páreo e muitas pedreiras pelo caminho. Em uma nova divisão de grupos que substituem o papel das oitavas de final, a classificação acontece a exemplo do primeiro turno, com os dois melhores avançando. Porém, o desempenho na etapa inicial segue valendo e a equipe verde-amarela vai encarar um desafio gigante para garantir um lugar nas quartas.

Os grupos se juntaram para a formação de novas divisões. A e B agora fazem parte da repartição I, B e C se tornaram J, e assim por diante. Desta forma, a etapa promete grandes confrontos, como Eslovênia x Alemanha, Canadá x Espanha, Estados Unidos x Lituânia e mais jogões.

Maior zebra da competição, a eliminada França está com as demais equipes que ficaram de fora para a disputa do 17º ao 32º lugar. A classificação final é importante pois vale um lugar para as Olimpíadas de Paris 2024. Os dois melhores times das Américas garantem vaga direta nos Jogos, assim como a dupla de melhor desempenho entre os europeus. África, Ásia e Oceania terão uma vaga para o país mais alto na classificação geral.

Cenário brasileiro

A Seleção Brasileira está com Espanha, Canadá e Letônia como parte do grupo L. Com apenas dois jogos na fase, os tupiniquins não vão encarar os espanhóis novamente após a derrota na etapa inicial por 96 x 78. Sem o lesionado Raulzinho, a expectativa recai novamente sobre os 1,78 metros de Yago Mateus. O armador foi o nome do Brasil na vitória suada contra a Costa do Marfim para confirmar um lugar na segunda fase.

O desafio da vez é o Canadá, nesta sexta-feira, às 10h30, na capital indonésia de Jacarta, com transmissão da ESPN e do Star+. Porém, nem mesmo vitórias contra os canadenses e posteriormente sobre os letões garantem os brasileiros no mata-mata. Com a possibilidade de um empate triplo, o critério é o saldo de pontos. Atualmente, os norte-americanos têm a dianteira, com 111, seguidos pela Espanha com 68 e o Brasil com 35. Ou seja, é preciso vencer, e vencer bem.

Mesmo em caso de derrota, ainda há esperança de classificação, mas a equipe de Gustavo de Conti ficaria refém de uma combinação de resultados. Para isso, o revés para os canadenses precisaria ser por uma margem pequena e torcer para os espanhóis perderem por muito nos dois confrontos. Além disso, o Brasil deve fazer o dever de casa contra a Letônia.

E o restante do grupo?

Pela primeira vez na história da Copa do Mundo o Canadá terminou a fase de grupos em primeiro lugar. Liderados por Shai Gilgeous-Alexander, a equipe venceu com folga os três jogos que disputou, com direito a um atropelo contra a França – previamente uma das favoritas ao Mundial. Na 15ª participação do país no torneio, a expectativa é grande para superarem o sexto lugar alcançado em 1978 e 1982.

Shai é a referência na equipe e o quinto maior cestinha da competição, com 22 pontos de média, além de liderar a seleção em rebotes (8) e assistências (5.7). O armador chega em grande momento após a temporada de destaque pelo Oklahoma City Thunder na NBA, na qual foi eleito para o time ideal da liga. A grande estrela canadense ainda conta com um forte elenco de apoio, com nomes como RJ Barrett, Luguentz Dort, Nickeil Alexander-Walker, Dillon Brooks, Dwight Powell e Kelly Olynyk.

A Letônia surpreendeu na vitória contra a França na fase de grupos, mas chega desfalcada para a segunda etapa. Sem Kristaps Porzingis no mundial, os letões são liderados pelos irmãos Dairis e Davis Bertans, porém o primeiro se lesionou no duelo contra os franceses e não joga mais no Mundial.

Já a atual campeã, Espanha, segue forte sob o comando de outros familiares, Willy e Juancho Hernangomez. Com recorde de 3-0 na primeira fase, é a favorita pela vaga junto ao Canadá. Os países fazem o jogo chave pelo Grupo I no domingo (3/9) e o vencedor deve garantir um lugar entre os favoritos ao título.

Sérvia favorita no Grupo I

Maior campeã mundial ao lado dos Estados Unidos com cinco títulos (herdados da Iugoslávia), a Sérvia é a equipe a ser batida na divisão I. Com uma margem de vitórias de 30 pontos em média na fase inicial, os sérvios não sentiram a ausência de Nikola Jokic – descansando após o título da NBA – e atropelaram os adversários. O jovem Nikola Jovic (nomes parecidos, mas esse é outro) mostrou o potencial de ser uma nova estrela do basquete europeu e correspondeu com médias de 17 pontos por jogo.

Com Karl Anthony-Towns, a República Dominicana também chega invicta e pode dar trabalho. Do outro lado, Porto Rico, equipe muito dependente da performance de Tremont Waters, e Itália querem surpreender. O confronto direto entre ambos pode ser decisivo pela classificação.

EUA sem grandes oponentes no J

Time a ser batido na Copa do Mundo, os Estados Unidos reforçaram o favoritismo na fase de grupos ao ganhar todas as partidas sem parecer fazer força. Na segunda etapa, a tendência é de mais domínio de Anthony Edwards e companhia. Patinho feio sem Giannis Antetokounmpo, a Grécia terá de suar para brigar por uma vaga com Lituânia e Montenegro. Os europeus apostam no jogo físico e nos respectivos pivôs, Jonas Valanciunas e Nikola Vucevic, para subir mais alto e carimbar o passaporte para as quartas junto dos favoritos estadunidenses.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por USA Basketball (@usabasketball)

Disputa de potências no K

O K está marcado para ser o grupo da morte na nova etapa. As potências Alemanha e Austrália encaram a Eslovênia do cestinha da Copa, Luka Doncic. Com 30 pontos por jogo, o esloveno do Dallas Mavericks vai ter pela frente dois elencos estrelados de craques da NBA e terá o primeiro teste no mundial. A Geórgia completa o grupo, mas não demonstra forças para fazer frente ou ao menos surpreender um dos adversários.

Mata-mata

Após as duas partidas, a dupla melhor posicionada em cada grupo se classifica para o mata-mata, com quartas, semis e final no caminho. A decisão está marcada para o dia 10 de setembro. Todos os jogos acontecem em confronto único na MoA Arena, nas Filipinas. A ESPN e o Star+ transmitem.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação