Basquete

Brasil sofre, mas vence Costa do Marfim e avança no Mundial de Basquete

Comandada pelos 24 pontos de Yago, Seleção supera pressão marfinense e garante vaga na segunda fase da Copa do Mundo

Brasil sofre, mas vence Costa do Marfim e avança no Mundial de Basquete
 -  (crédito: FIBA/Divulgação)
Brasil sofre, mas vence Costa do Marfim e avança no Mundial de Basquete - (crédito: FIBA/Divulgação)
Arthur Ribeiro*
postado em 30/08/2023 09:15 / atualizado em 31/08/2023 17:42

Foi no sufoco, mas a vitória veio. O Brasil venceu a Costa do Marfim por 89 x 77 na manhã desta quarta-feira (30/8) pela Copa do Mundo de Basquete e carimbou a vaga para a próxima fase da competição. Em confronto direto pelo segundo lugar do Grupo G, a Seleção flertou com o perigo, mas acordou na metade final e evitou a eliminação precoce no Mundial.

Os destaques do jogo pelo lado tupiniquim foram o armador Yago Mateus, com um duplo-duplo de 24 pontos e 12 assistências, e o pivô Tim Soares, com 15 pontos e seis rebotes. Pela Costa do Marfim, o nome da partida foi Cédric Bah, com 13 pontos e 13 rebotes, além da dupla Solo Diabate e Jean Philippe Dally, com 12 e 11 pontos, respectivamente.

Com a vitória, o Brasil avançou para a segunda fase, onde estão a atual campeã Espanha, Canadá e Letônia em outra etapa de grupos. Os brasileiros enfrentam os canadenses e os letões em jogo único para tentar subir na tabela e classificar para as quartas de final. Como os resultados na etapa inicial ainda valem, a equipe verde-amarela tem duas vitórias e uma derrota, além de 35 pontos positivos no saldo. Para carimbar um lugar no mata-mata, o ideal é vencer os dois jogos, mas, caso perca o primeiro, a Seleção fica refém de uma combinação extrema de resultados para passar.

O jogo

A partida começou lá e cá, com as duas equipes se castigando do perímetro. Ainda em um momento de muito estudo de ambos os lados, as seleções se alternaram na liderança, mas os marfinenses foram levemente superiores e encerraram o período na frente por 25 x 23.

O jogo do Brasil começou a se encaixar a partir do segundo quarto. Sob a batuta de Yago, a equipe verde-amarela conseguiu rodar mais a bola para encontrar arremessadores livres e colocar pontos no placar. No alto dos 1,78m de altura, o armador contribuiu com 19 pontos e sete assistências na metade inicial, com 100% de aproveitamento do perímetro, e a Seleção foi para os vestiários na frente por 50 x 46.

A equipe de Gustavo de Conti voltou do intervalo enérgica e continuou a abrir vantagem, liderados pelos oito pontos de Tim Soares no período. Porém, aos cinco minutos do terceiro quarto, Yago sentiu o joelho em lance sozinho e precisou sair de quadra. A Costa do Marfim aproveitou a ausência do cestinha brasileiro e cresceu no jogo, com oito pontos em sequência para encurtar a diferença no placar. No bom momento marfinense, o período acabou em 70 x 65 para o Brasil.

Mesmo com Yago de volta, a Seleção flertou com o perigo no último quarto. Sem Tim Soares e Léo Meindl, ambos expulsos por estourar o limite de faltas, os tupiniquins viram os africanos encostarem e a diferença cair para apenas três pontos. Quando o jogo começou a apertar, os craques brasileiros apareceram para garantir a vitória. Primeiro, Bruno Caboclo anotou uma bola de três, seguido por Georginho e Yago em mais dois chutes de fora para abrir uma vantagem de dígitos duplos.

A menos de dois minutos para o fim, com onze na frente e o relógio a favor, o Brasil controlou a partida e garantiu o triunfo. Com contornos dramáticos, mas classificação carimbada. Vitória brasileira por 89 x 77.

A Seleção entra em quadra novamente na sexta-feira (1/9), contra o Canadá de Shai GIlgeous-Alexander. A partida acontece às 10h30 no horário de Brasília, em Jacarta, na Indonésia, e terá transmissão da ESPN e do Star+.

*Estagiária sob supervisão de Thays Martins

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação